Relacionamento

Cansado de brigas? Aprenda como se portar em uma reunião de família

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Reunião de família, todo mundo junto em um mesmo lugar. Alegria, paz, harmonia, mas também espaço para mal entendidos, não é mesmo? Parece até mesmo cena de novela quando todos se sentam à mesa para almoçar e ali mesmo começam as discussões, os elogios e as críticas. Como se portar em uma reunião de família e evitar desagrados? Será que tem como fazer isso? Veja algumas dicas.

 

reunião de família

Foto: Shutterstock; Discussão entre os pais na mesa de almoço

 

Como se portar em uma reunião de família

  1. Se você tem um ótimo relacionamento familiar, mas não gostaria que sua vida fosse assunto principal da reunião, a opção é tentar ao máximo desviar as atenções do tal tema. Muitas vezes, os parentes acabam perturbando, tentando insistir em determinado assunto que talvez você não esteja a fim de aprofundar por qualquer motivo. Neste caso, se posicione através de frases claras e objetivas, do tipo “não quero falar deste assunto”. Caso eles insistam, repita também “já falei que não quero tratar deste tema, pois ele exige um ânimo de mim que não estou tendo agora”. Evite falar subjetivamente com indiretas, use a clareza ao seu favor;
  2. No caso de família que exige etiqueta e se você não tem nenhuma, use então a discrição, pois ela pode ser uma grande aliada nestas situações;
  3. Em reunião de família, não exponha os seus problemas para todos, pois com toda certeza haverá opiniões de todos os tipos e você pode se meter em uma grande confusão, ficando complicado depois tomar alguma decisão, caso você seja uma pessoa influenciável. É complicado afirmar que não tem como ter interferência familiar, se normalmente são pessoas muito queridas e que suas palavras realmente têm peso em nossas vidas;
  4. Reunião familiar também não é lugar para fazer solicitações do tipo pegar dinheiro emprestado ou solicitar uma indicação de emprego. Deixe que estes assuntos sejam tratados no momento certo, com a pessoa certa. Se você tem uma tia que é super bem relacionada nas empresas, por exemplo, e você quer um emprego, busque essa tia em uma outra hora, ligue para ela ou vá à casa dela para tratar do assunto, mas não exponha a sua questão no meio de todos, pois podem haver constrangimentos ou mais pessoas se meterem na sua vida;
  5. Quando você for fazer uma reunião de família, veja o que os seus parentes gostam de comer e ouvir, por exemplo, para que você possa fazer um clima ótimo de muita paz e harmonia ali. Já imaginou marcar uma reunião familiar com direito a frutos do mar se eles não curtem muito? Fica chato, não é mesmo? Ou se eles preferem samba à música pop. Por isso, faça escolhas que tenham a ver com a sua família.
    reunião de família

    Foto: Shutterstock; Família reunida, conheça as dicas para evitar brigas

 

Confira todas as dicas de como organizar um almoço em família para que não haja imprevistos:

  • Convide sempre com antecedência: Não há nada pior do que organizar um jantar ou almoço para sua família e que os convidados não possam vir. É essencial que você avise antes e que todos possam comparecer.

  • Capriche bem na receita: Não há nada melhor do que servir algo e que todas as pessoas fiquem com água na boca só com o cheiro e a apresentação do prato.

  • Defina o cardápio com antecedência: Isso quer dizer que se o seu objetivo for fazer algum prato como frutos do mar, é imprescindível que você pergunte aos convidados se eles gostam. O objetivo é agradar todo mundo, então pense em uma receita que você é capaz de fazer (que não vai ocorrer nenhum imprevisto na hora), e planeje tudo antes para que no dia você já tenha todos os ingredientes preparados.

  • Capriche na decoração: Compre flores, se for muita gente pense em mudar os móveis de lugar, use as suas melhores louças, e não deixe de fazer uma mesa bem decorada!

  • Feche com chave de ouro: Encerre com uma sobremesa que vá agradar a todos, se tiver muita criança pense em comprar sorvete, por exemplo, e para os adultos certifique-se de que não há nenhum diabético, e se tiver prepare alguma coisa especial para ele.

Por último, pense na sua proposta de vida perante sua família. São todos seus amigos? São íntimos a ponto de saberem o que está acontecendo no seu dia a dia? São solidários com você? Tente perceber isso, pois assim fica mais fácil saber se portar em uma reunião onde todos estarão presentes. Jamais deixe de ser você mesma, mas lembre-se que também as pessoas podem ou não te ajudar quando você precisar. Ser um ótimo anfitrião e aplicar todas as regras de conduta com certeza serão a chave para uma ótima reunião familiar. Boa sorte!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!