A asma é uma doença pulmonar crônica que causa a inflamação das vias aéreas, responsáveis por conduzir o ar até os pulmões. É por isso que, quando uma crise de asma acontece, falta de ar, sensação de aperto e chiado no peito surgem como principais efeitos.
Mesmo que bastante comum, o pneumologista Paulo Pitrez alerta que ela ainda é uma doença negligenciada, especialmente quando o assunto é o tratamento adequado, necessário para evitar problemas mais sérios.
“Os números de hospitalizações e mortalidade da doença podem estar associados ao não entendimento dos pacientes sobre a asma e seus sintomas, além do subdiagnóstico da gravidade”, explica Pitrez.
Veja 10 dicas para amenizar uma crise de asma
A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas fatores genéticos (história familiar de alergias respiratórias) e ambientais costumam ficar entre as principais suspeitas. Ainda que não exista cura, com alguns cuidados é possível amenizar a crise de asma. Quer saber como? Confira as dicas a seguir.
1. Use os remédios corretamente e nunca os utilize sem orientação médica. As bombinhas e os corticoides, na medida e hora certas, ajudam a controlar a crise
2. Não fume, o cigarro é ainda mais prejudicial para as pessoas que tem asma
3. Mantenha a casa sempre limpa, pois os ácaros presentes no pó podem desencadear a crise de asma. É importante não esquecer dos detalhes, como é o caso dos cantos, tapetes e cortinas
4. Tenha cuidado também com o mofo, formado por fungos que crescem em lugares úmidos. Para evitá-los, é recomendado abrir as janelas todos os dias e limpar com frequência as latas de lixo
5. Evite usar perfume de cheiro forte, spray de cabelo ou perfumadores de ambiente
6. Fique longe do estresse e do nervosismo, pois os aspectos emocionais também podem desencadear uma crise de asma ou até piorar o efeitos da doença
7. Deixe longe do seu ambiente flores e árvores conhecidas por piorar a asma e aumentar a inflamação dos brônquios. Como nem todas afetam as pessoas da mesma maneira, a saída é se guiar por suas experiências pessoais
8. Higienize os espaços que pode acumular fezes de barata, elas também servem como gatilho para os sintomas da asma
9. Tome muito líquido, algo em torno de dois litros de água por dia. Isso ajuda a diluir a secreção brônquica e facilita a expectoração
10. Não fique exposto a mudanças muito bruscas de temperatura, elas tentam a ativar os efeitos e gerar uma crise de asma.
Como é feito o diagnóstico da asma
Em um primeiro momento, o médico vai tentar entender como os sintomas podem fazer parte da doença. O horário em que ocorrem também é importante porque, geralmente, existe piora na madrugada e ao acordar.
Para ter certeza e não prescrever remédios desnecessários, o médico deve solicitar uma prova de função respiratória ou espirometria. Ela ajuda a fazer o diagnóstico preciso e entender como seguir.
Embora não exista cura, existem tratamentos que melhoram, e muito, os sintomas da asma. Assim, asmáticos tratados podem ter uma qualidade de vida igual a de qualquer pessoa saudável.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!