Especialidades > Saúde

Alcoólicos Anônimos oferecem inspiração e orientação gratuita

Por Redação Fortíssima 18/02/2016

Para quem está tentando parar de beber, os grupos de apoio são uma valiosa fonte de orientação, assistência, inspiração e encorajamento. Neste dia 18 de fevereiro, Dia Nacional Contra o Alcoolismo, vamos conhecer um pouquinho sobre o trabalho dos Alcoólicos Anônimos, uma organização sem fins lucrativos que já ajudou milhares de pessoas ao redor do mundo.

Alcoólicos Anônimos ajudam na superação do vício

Os Alcoólicos Anônimos são uma irmandade internacional de homens e mulheres que têm problemas com a bebida. Ela é autossustentável, multirracial e apolítica, não possui fins lucrativos e está disponível em quase todas as partes do mundo. Não há requisitos de idade ou educação. A associação é aberta a qualquer pessoa que queira superar o vício.

Conhecido amplamente pela sigla AA, foi fundado em 1935 em Akron, Ohio, Estados Unidos, por um empresário chamado Bill Wilson e um médico, Bob Smith. “Bill W” e “Dr. Bob”, como passaram a ser chamados, eram alcoólatras. Wilson tinha alcançado a sobriedade em grande parte através de sua afiliação com um movimento cristão. Smith parou de beber depois que conheceu Wilson, cujo sucesso lhe trouxe inspiração.

Determinados a ajudar outras pessoas, eles publicaram o que se tornaria famoso como “The Big Book”, que definia filosofia e estratégia para a superação do problema, incluindo o agora conhecido método de 12 passos. Alcoólicos Anônimos era o título oficial do livro e também se tornou o nome da organização que cresceu a partir dele.

Qualquer pessoa pode participar das reuniões do AA. De acordo com as tradições, a única qualificação para ser membro é o desejo de parar de beber. Durante os encontros, os participantes compartilham suas experiências e ajudam a manter os “12 Passos”, guia de resoluções que ajuda cada um a ter uma vida satisfatória sem álcool.

Alcoólicos Anônimos

Participantes seguem 12 passos básicos para largar a bebida. Foto: iStock, Getty Images

Quando a bebida é um problema

Muitas pessoas são incapazes de identificar a dependência de álcool por causa de um sentimento de negação. Há vários sinais e sintomas relacionados com problemas de bebida. O alcoolismo é considerado uma doença progressiva, ou seja, os sintomas e efeitos vão agravando-se ao longo do tempo.

Geralmente os primeiros sinais de dependência incluem intoxicação frequente, padrão estabelecido de beber demais, e ingerir bebidas alcoólicas em situações perigosas – durante a condução, por exemplo. Pode ocorrer ainda mudança drástica no comportamento ao beber – como se tornar irritado ou violento.

Mesmo com todos os problemas causados pelo álcool em suas vidas, os alcoólicos continuam a beber. A partir do momento em que esse abuso do líquido atinge a fase de dependência, a pessoa começa a apresentar outros sintomas – mais graves e com severas consequências.

São exemplos a negligência de outras atividades, o uso excessivo, persistente e incontrolável de álcool, sintomas de abstinência e tolerância ao álcool – isto é, a pessoa bebe em grande quantidade e não fica bêbada.

Por isso, se você detecta sinais como esses em seu companheiro, amigo, familiar ou até na sua própria conduta, é bom refletir sobre o problema. E nessa hora, o AA pode ajudar. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!