Clínica Geral > Especialidades

Você sabia que as pílulas para dormir aumentam o risco de morte?

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

Algumas pessoas têm grandes dificuldades para dormir e acabam recorrendo a medicamentos para se livrarem de distúrbios que provocam problemas no sono. Se, por um lado, as pílulas para dormir podem ajudar a resolver essa dificuldade e garantir uma noite de sono de qualidade, por outro, as pílulas para dormir podem gerar outros problemas.

As pílulas para dormir são conhecidas como hipnóticos e incluem medicamentos como zolpidem, temazepam e difenidramina. Estudos indicam que pessoas que tomam pílulas para dormir, ainda que não seja uma prática diária, correm maiores riscos de morte do que aquelas que não usam.

Pílulas para dormir estão associadas a 35% mais chances de desenvolver câncer. Foto: Shutterstock

Pílulas para dormir estão associadas a 35% mais chances de desenvolver câncer. Foto: Shutterstock

Riscos das pílulas para dormir

Em doses elevadas, as pílulas para dormir também estão associadas a um risco 35% maior de câncer em comparação com um indivíduo que não as ingerem. Os médicos também acreditam que o uso de hipnóticos tem grande relação com o risco de morte e de doenças como o câncer, mas também deve ser levada em conta a possível ingestão de doses maiores que a recomendada.

Outro fator considerado de alto risco é a ingestão de bebidas alcoólicas de forma conjunta com as pílulas para dormir, pois isto pode causar efeitos colaterais adversos.

É importante lembrar ainda que muitas pílulas para dormir agem de forma muito rápida no organismo, levando apenas 15 minutos para fazer efeito e colocar a pessoa para dormir. Porém, cada organismo reage de uma forma diferente. Em algumas pessoas, os efeitos colaterais podem não desaparecer ao acordar, deixando uma sensação de sonolência durante todo o dia.

Como dormir bem e evitar as pílulas

Devido à correria do trabalho, o envolvimento com a família e a outras atividades e problemas do dia a dia, é bastante comum que, na hora dormir, quando o corpo para, a cabeça resista a se aquietar.

Neste caso, o melhor a fazer é relaxar e tentar não pensar nos problemas, sejam eles profissionais ou mesmo financeiros. A meditação também pode ser um opção, sendo muito recomendada para que enfrenta problemas de insônia.

Alguns hábitos são indispensáveis para se ter uma boa noite de sono sem precisar recorrer às pílulas para dormir. Especialistas recomendam não tomar líquidos que sejam fontes de cafeína, pois eles estimulam o sistema nervoso central. Eles devem ser evitados especialmente nas quatro horas que antecedem à idade a cama. A cafeína pode ser encontrada em alimentos como o chocolate, o café, o chá preto e em bebidas alcoólicas. Dê preferência para os alimentos mais leves, como as frutas e as verduras.

Para relaxar e alcançar um sono de qualidade, prepare um ambiente bem escuro, pois a claridade interfere na produção da melatonina, o hormônio responsável por estimular o seu sono. Também é importante que o ambiente esteja silencioso, sem nada de rádio ou televisão ligados, possibilitando que haja um descanso do seu corpo e da sua mente.

Procure estabelecer uma rotina do seu sono, regulando um horário para dormir e outro para acordar e respeitando seu relógio biológico. E, por fim, faça a escolha do travesseiro certo para você e durma na posição lateral, que é a mais indicada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento