Clínica Geral

Cerveja sem álcool: teste analisa teor etílico de 10 marcas

Por Redação Doutíssima 09/12/2015

Beber e dirigir é uma péssima ideia e uma infração de trânsito. Mas será que consumir a cerveja sem álcool é totalmente seguro para quem precisa conduzir um veículo? Um teste do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avaliou a bebida e seus efeitos no corpo.

Uma das motivações para a experiência é uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, em 2012, cerca de 15% dos acidentes de trânsito foram relacionados com o consumo de bebidas alcoólicas. No Brasil, o consumo médio de álcool é de 8,7 litros por pessoa, índice 30% mais alto que a média mundial.

cerveja sem alcool

Com moderação, cerveja sem teor etílico não afeta a capacidade de direção. Foto: iStock, Getty Images

Cerveja sem álcool é testada pelo Inmetro

Em agosto de 2015, o Inmetro avaliou dez diferentes cervejas sem álcool para verificar a composição e analisar se o consumo moderado dessas bebidas teria efeitos no etilômetro, também conhecido como bafômetro.

Quatro voluntários foram designados para o teste do bafômetro com cada marca de cerveja sem álcool. As quarenta pessoas envolvidas no teste eram homens e mulheres com diferentes perfis de consumo da bebida. Duas avaliações foram feitas, uma 15 e outra aos 30 minutos após a ingestão.

Apesar do rótulo mencionar cerveja sem álcool, algumas marcas apresentaram um pequeno teor etílico. Bavária, Brahma, Estrella Galicia, Itaipava, Liber e Schin não possuem nenhum traço alcoólico.

As restantes apresentam alterações pequenas: Colônia tem 0,2% de álcool, Schneider Weisse Tap 3 tem 0,3% e Erdinger e Paulaner 0,4%. O teste concluiu que essas quantidades não representam alterações no bafômetro, ou seja, seu consumo não prejudica a habilidade de conduzir de um motorista e pode ser ingerida com moderação.

Saiba mais sobre a cerveja sem álcool

Assim como a versão tradicional, a cerveja sem álcool é composta por mais de 90% de água. Sendo assim, é uma bebida com grande potencial hidratante e, em algumas ocasiões, pode ser uma opção com sabor para variar a ingestão de líquidos.

A questão nutricional também é similar. Enquanto uma cerveja normal tipo pilsen de 350 ml tem em torno de 150 calorias, a versão não etílica tem cerca de 100. Ambas, quando consumidas moderadamente, têm benefícios para a saúde.

Um deles pode parecer lenda do início do século, mas foi comprovado por pesquisadores da Universidade de Valencia do Hospital Dr. Peset, na Espanha. A ingestão da cerveja sem álcool estimula a produção de um leite materno com mais propriedades.

Um dos grandes destaques na comparação das voluntárias para o estudo foi o aumento de antioxidantes no leite das mães que ingeriam uma porção de cerveja não alcoólica por dia.

A bebida de cor dourada ainda oferece outros benefícios, como uma boa quantidade de fibras, folato, vitaminas do Complexo B e minerais como fósforo, cálcio e magnésio. Todos esses nutrientes são fundamentais para a manutenção da saúde e devem ser consumidos diariamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!