Papagaio, pandorga, raia, curica, cafifa: todas essas nomenclaturas servem para identificar um brinquedo comum em diferentes cantos do Brasil, a pipa de papel. Antes da era dos tablets, celulares e videogames, ela era a preferência da criançada. Que tal inovar no fim de semana e fazer um programação ao ar livre junto de seu filho?
Montar uma pipa é tarefa fácil. Vale contar com a ajuda dos pequenos na hora de confeccionar o brinquedo – o que certamente vai torná-lo ainda mais especial. Ele pode ser decorado até mesmo com desenhos e colagens, para que fique mais personalizado. Os amigos também podem ajudar e se divertir no processo.
Passo a passo da pipa de papel
Acredite, em menos de cinco minutos você pode criar uma pipa de papellinda e que realmente consiga voar. Para começar, vai precisar ter em mãos uma folha A3 ou cartolina. É necessário também contar com uma régua, um lápis, barbante, fita adesiva, palito e um furador. Depois, é só seguir as etapas:
- Coloque o papel na posição horizontal e, em seguida, dobre-o ao meio, juntando ambas as pontas.
- Marque um ponto na borda superior que esteja a 1,2cm do centro da folha.
- Marque um ponto na borda inferior da folha, que esteja entre 1,2 e 7,5 cm do outro lado – dependendo do tamanho que você quer que tenha a asa.
- Trace uma linha com o lápis entre ambos os pontos marcados e dobre o papel por toda sua extensão.
- Aperte a primeira dobra e pressione o centro para mantê-la fechada enquanto você dobra as asas ao longo de uma segunda dobra – criando assim o formato da pipa.
- Passe uma fita adesiva ao longo da junção das dobras ou grampeie ambas as pontas para prender.
- Pela extensão das asas da pipa, prenda um canudo ou palito com fita adesiva para fixar bem. Deve ficar na posição horizontal, alinhado com as pontas laterais.
- Use um furador para criar um furo na aba inferior. Ele deve estar a, aproximadamente, um terço de distância do topo da pipa.
- Amarre o barbante da pipa através do furo. Faça um nó firme.
- Cole a cauda próxima ao barbante, que pode ser feita com tiras de jornal ou uma sacola plástica repicada.
- O toque final é a decoração: solte a criatividade e adicione paetês e purpurina para enfeitar a pipa. As crianças podem fazer desenhos com canetas coloridas.
Cuidados ao empinar pipa
Soltar pipa é uma brincadeira divertida, mas que exige atenção. É preciso evitar ambientes em que haja rede elétrica por perto, pois o contato pode ocasionar interrupções no fornecimento de energia e até mesmo provocar incêndios e acidentes graves.
Caso a pipa fique presa, não tente recuperá-la. Não suba em telhados, postes ou torres de transmissão. Ao primeiro sinal de tempestade, interrompa a brincadeira. Recolha a pipa que, nesta situação, funciona como para-raios, conduzindo energia. Também fique atento para que a linha da pipa não atravesse no caminho de ciclistas e motociclistas.
E aí, conseguiu montar a sua pipa de papel? Agora é só aproveitar a brincadeira com as crianças.