Filhos

Quarto de bebê seguro

Por Redação Doutíssima 19/11/2013

Se você começou a pensar sobre o futuro espaço do seu bebê e em como decorar o quarto dele, pode ser útil conhecer algumas dicas de segurança para que além de lindo o quarto de bebê seja seguro para o seu pequeno. Confira à seguir.

 

quarto de bebê

 Dicas para um quarto de bebê seguro:

 

Certifique-se de que o  berço que você escolher é profundo o suficiente para garantir a segurança de seu bebê. Certifique-se que as barras não são separados por mais de 45-65 mm (uma lata de refrigerante colocada horizontalmente não deve passar entre as barras ). Quando seu bebê já ficar de pé no berço, certifique-se de que não há nada que ele possa usar como degrau para sair do berço.

 

Se o berço está manchado, se é muito antigo e já foi pintado, retire toda a tinta e repinte-a novamente. Por quê? Algumas tintas velhas podem conter chumbo. Se o seu filho respirar chumbo ou se ingerir qualquer coisa que contenha chumbo ele pode sofrer um envenenamento. Isso causa problemas neurológicos e atrasos de aprendizagem.

 

Assegure-se de que o colchão se encaixa perfeitamente na cama, sem deixar nenhum espaço perigoso nos cantos. Cuidado especial com os elementos do quarto de bebê como decorativos na cabeça e no pé da cama, para que seu bebê não se machuque podendo ter algo preso em seu braço ou em sua perna.

 

Sempre coloque seu filho para dormir no berço com a barriga para cima, para reduzir o risco de síndrome da morte súbita do bebê. Não use travesseiro no berço. Para uma boa noite com segurança, o seu bebê precisa ser deitado em uma superfície firme e plana.

 

Coloque o berço longe de janelas, radiadores, lâmpadas, decorações da parede e de outros móveis. Quando ele começar a mexer em tudo, ter  esses objetos por perto podem deixar o quarto de bebê inseguro. Evite cortinas e persianas com cordas, elas representam um risco de estrangulamento. Se há cordas no quarto de bebê, certifique-se de pendurá-las no alto para não ficarem ao alcance do pequeno. Fixe bem os armários e prateleiras nas paredes para que eles não caiam com facilidade sobre seu filho. Pela mesma razão, lembre-se sempre de fechar as gavetas.

 

Assim que o seu pequeno for crescendo, você deverá fazer algumas alterações no quarto de bebê, como por exemplo remover todos os brinquedos pendurados em cima da cama. Também coloque o colchão na posição mais baixa possível para que ele não saia da cama quando começar a ficar de pé. Quando o colchão estiver na posição mais baixa e a parte superior das barras estiverem na altura do seu bebê, é hora de comprá-lo uma verdadeira cama.

Saiba mais sobre quarto de bebe no Doutíssima:

6 Grandes erros que os pais cometem na hora de por o bebê para dormir

Deixar ou não o bebê chorar no berço

A hora certa de trocar o berço pela cama

Instalar o berço do bebê no seu quarto ou não? Eis a questão!

6 Quartos de bebê para você se inspirar

Escolhendo a iluminação ideal para o quarto do seu filho