As posições de ioga para gestantes podem ser o que estava faltando em sua rotina. Esses movimentos promovem sensação de tranquilidade, equilíbrio e conexão com a criança que está sendo gerada. É o exercício ideal para as mulheres que não gostam de puxar ferro, mas não querem deixar os cuidados com a saúde de lado durante essa fase especial.
Os movimentos e posições de ioga para gestantes trabalham a respiração, alongam a musculatura que são pouco estimuladas e aliviam as dores que surgem nesse período. Algumas mães ainda relatam que os pequenos ficam mais agitados durante a prática dos exercício.
A aula pode ser iniciada no segundo trimestre de gravidez, desde que a mulher não apresente problemas de saúde. O obstetra deve saber todos os detalhes e, inclusive, pode indicar algum estúdio especializado. Jamais aposte em alguma atividade sem entrar em contato com o médico.
Descubra 7 benefícios da ioga para gestantes
Ainda está na dúvida sobre começar a praticar posições de ioga para gestantes? Confira os principais benefícios que a técnica pode oferecer a você e ao bebê:
- Melhora a postura das grávidas que estão levemente corcundas
- Alivia as dores nas costas causadas pelo peso excessivo da barriga
- Trabalha e fortalece a musculatura da região pélvica
- Estimula o aumento da flexibilidade do corpo
- Contribui para a melhora do condicionamento físico
- Queima calorias e evita que a grávida ganhe muito peso
- Garante sensação de relaxamento e tranquilidade.
Veja 4 posições de ioga para gestantes
Cada uma das posturas devem ser praticadas por até três minutos. Invista em uma respiração tranquila para relaxar e aliviar as sensações desagradáveis que estão atrapalhando o seu bem-estar. Repita as quatro posições de ioga para gestantes diariamente. Ao sentir dores ou desconfortos, descontinue a prática.
Pranayama
Sente-se sobre um colchonete. Mantenha as pernas dobradas e os pés posicionados de maneira confortável. Coloque as suas mãos sobre as coxas e a fique com postura completamente ereta. Inspire e expire profundamente.
Uttanasana
Encoste-se em uma parede e mantenha as pernas bem afastadas. Os pés devem ficar virados para fora. Escorregue suavemente, até que o quadril fique perto do chão. Apoie os cotovelos sobre os joelhos e una as mãos.
Viparita Karani
Deite-se sobre um colchonete e coloque uma almofada na altura do quadril. Fique com o bumbum colado na parede e estique as pernas. Posicione as mãos sobre a barriga e relaxe profundamente.
Catuspadasana
Fique de quatro sobre um colchonete. Mantenha as pernas abertas na largura dos quadris e os braços separados na distância dos ombros. Inspire profundamente e eleve a coluna. A cabeça deve descer em direção ao peito. Solte o ar e relaxe. Eleve a cabeça até a nuca encostar nas costas.
E aí, o que achou do artigo sobre as posições de ioga para gestantes? Deixe a sua opinião!