Filhos > Gravidez e Filhos > Slider Home

Jennifer Aniston e outras famosas falam de opção de não terem filho

Por Tatiana Barros 08/11/2016

Jennifer Aniston é uma das atrizes mais bem-sucedidas do mundo. A eterna Rachel de “Friends” é, não só um ícone de beleza, mas principalmente uma profissional que se impôs e destacou em um meio machista, como Hollywood. Mesmo com tudo isso, a atriz ainda é vista como a ex de Brad Pitt e como a mulher que ainda não tem filhos. Cansada dessa visão, Aniston falou, mais uma vez, sobre o assunto a uma revista americana.

Jennifer Aniston sempre desabafa sobre cobrança que sente em não ter filhos. (Foto: Marie Claire)

Jennifer Aniston sempre desabafa sobre cobrança que sente em não ter filhos. (Foto: Marie Claire)

Jennifer Aniston desabafa sobre pressão para ter filhos

Em julho deste ano, a atriz publicou uma carta no site Huffpost sobre a constante cobrança que, não só ela como também outras mulheres sofrem, em relação a não serem mães: “Estamos completas com ou sem uma companhia, com ou sem um filho. Nós começamos a decidir por nós mesmas, o que é belo quando se trata de nossos corpos. Essa decisão é nossa, e só nossa. Vamos tomar essa decisão por nós e para que as jovens mulheres neste mundo olhem para nós como exemplos. Nós não precisamos ser casadas ou mães para sermos completas. Nós começamos a determinar nosso próprio ‘feliz para sempre’”, concluiu.

Neste mês, Aniston voltou a falar sobre o assunto, explicando o que a motivou, na época em que escreveu a carta: “Meu status civil foi ridicularizado; meu divórcio foi ridicularizado; minha falta de companheiro ridicularizada; meus peitos foram ridicularizados. É tipo, “Por que estamos olhando para as mulheres apenas através dessa lente particular que nos separa? Por que estamos ouvindo isso?’, eu penso: eu tenho me esforçado muito nesta vida e nesta carreira para reduzida a uma mulher triste e sem filhos” declarou.

Outras famosas que declararam não querer ter filhos

Jennifer Aniston não é a única famosa que tem se posicionado contra essa obrigatoriedade que a sociedade impõe em relação à mulher ter que ser mãe. Outras celebridades também já declararam não terem sentido o desejo de terem filhos e assim fazem parte da chamada geração NoMo (not mothers). Conheça algumas dessas atrizes que defendem esse direito da mulher:

Oprah Winfrey
“Se eu tivesse filhos, eles iriam me odiar. Eles certamente iriam parar em um programa de TV exatamente como o meu para falar mal de mim. Porque algo em minha vida teria de ter sido sacrificado se eu fosse mãe, e muito provavelmente teriam sido meus filhos.”

Cameron Diaz
“Ter vidas além da sua pelas quais você é responsável não foi minha escolha, e isso facilitou muito as coisas para mim. Mas não é uma decisão fácil. Gosto de cuidar das pessoas, só nunca fui do tipo maternal. Simples assim. Não significa que a vida não seja difícil às vezes, mas é o que sou, e estou bem com isso.”

Kim Cattrall
“Gosto de crianças, mas não por períodos muito longos. Acho que são queridos e divertidos, mas aí me vem uma dor de cabeça. Logo me dei conta de que a pressão que eu sentia vinha de fora, pois eu sabia que não estava pronta para a maternidade. Ter um filho biológico simplesmente não faz parte desta minha atual existência.”

Helen Mirren
“Não era meu destino. Eu ficava achando que seria, esperando que acontecesse, mas nunca aconteceu, e decidi não dar bola para o que as pessoas pensavam. E quando me vinham com ‘O quê? Sem filhos? Bem, é melhor você trabalhar nisso, garotona’, eu apenas respondia: ‘Não, e caia fora daqui’.”

Zooey Deschanel
“Não vou responder a perguntas sobre não ter filhos. Não estou furiosa, mas já disse diversas vezes: duvido que alguém faça esse tipo de pergunta a um homem.”

Condoleeza Rice
“Eu vou considerar a minha vida completa mesmo sem filhos ou um marido. Bem, filhos eu não vou ter mesmo, mas ainda posso me casar. De qualquer maneira, sou muito religiosa e, lá no fundo, acredito que as coisas acontecem como está escrito. A chave é estar aberto a isso e aprender a amar a vida que lhe foi dada.”

Declarações dessas mulheres reforçam que cabe unicamente à mulher a decisão sobre tudo o que se refere ao seu corpo e a suas vidas. E você? Pensa em ter filhos? Para saber mais sobre gravidez e filhos, não deixe de conferir o nosso site.