[the_ad_group id="16401"]
Filhos

Como evitar birra de criança: o que os pais precisam saber para agir

Por Redação Doutíssima 23/09/2014

Você já passou vergonha com seu filho após negar algum pedido dele? Se sim, você sabe o que é lidar com uma criança birrenta. Confira nesse artigo dicas que vão lhe ajudar a entender como evitar birra de criança e descubra qual é a melhor atitude no momento da crise.

como-evitar-birra-de-criança

Crianças que fazem birra devem ser abordadas com calma pelos pais. Foto: Shutterstock

8 dicas ensinam como evitar birra de criança

1. Não exagere

Se o seu filho estiver exagerando, leve para um canto e converse com ele. A conversa sempre é a melhor forma de entender como evitar birra de criança. Nunca chame a atenção na frente de outras pessoas. Leve-o para um ambiente mais calmo e comente o que ele está fazendo de errado.

Não exagere, já que a criança poderá deixar de prestar atenção caso o seu discurso seja muito longo. Caso você queira impor um castigo, explique o motivo pelo qual a criança está sendo punida.

2. Não subestime a inteligência

As crianças geralmente escolhem locais públicos para esses ataques porque já notaram que assim é mais fácil de ganhar o que estão pedindo. Por conta da vergonha, os pais acabam cedendo rapidamente. O segredo para que isso não aconteça, é utilizar um diferente tom de voz para a resposta negativa. É aquele clássico: “é não e deu”.

3. Seja calmo

Esse é o truque essencial para pais que desejam aprender como evitar birra de criança. Crianças muito jovens, com idades entre dois e cinco anos, ainda estão aprendendo as regras sociais e limites impostos pela sociedade.

Além disso, elas ainda não conseguem controlar as suas emoções. Seja paciente e controle os seus impulsos e birras com calma, sem agressividade.

4. Não extrapole no tempo

Não adianta aprender como evitar birra de criança e extrapolar a paciência dos pequenos. Nunca fique durante muito tempo em locais agitados ou com grande quantidade de gente. Nesses ambientes, as crianças estão suscetíveis ao estresse e assim podem ter crises. Aprenda que programa de adulto não inclui crianças.

5. Aprenda a distrair

Mostre para seu filho alguma brincadeira. Dessa forma, a criança irá desviar a sua atenção para outra coisa e pode esquecer do motivo original da birra.

6. Mantenha a palavra

Não tenha pena. Só abra mão quando o pedido realmente fizer algum sentido. Se a birra for por algum pedido banal, mantenha a palavra e ignore os choros.

7. Seja o exemplo

Não fique estressado e saia batendo portas pela casa. Entenda que o seu filho está aprendendo com seus atos e se está fazendo birra isso pode ser reflexo de alguma atitude que você já teve.

8. Dê castigos

Para impor a sua autoridade, dê castigos proporcionais para o seu filho. Essa é uma forma eficaz de saber como evitar birra de criança. Dessa maneira, seu filho irá entender que todos os seus atos terão consequências.

Um exemplo: mande-o sentar por 10 minutos em uma cadeira. Converse com ele sobre as atitudes que foram erradas. Caso ele continue com a birra, aumente o castigo. Pare somente quando ele entender que quem manda é você.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]