Bem-Estar > Dia a Dia

9 dicas para organizar a casa e começar o ano sem bagunça acumulada

Por Debora Stevaux 09/01/2019

O início de um novo ano é sempre um convite para reavaliar aspectos da vida e se livrar daquilo que não nos serve mais. Isso vale não só para velhos hábitos, mas também para os bens materiais que vamos acumulando com o tempo.   

Que tal começar 2019 com a casa arrumada e sem objetos desnecessários ocupando espaço? Truques simples podem fazer toda a diferença. (Foto: IStock)

Que tal começar 2019 com a casa arrumada e sem objetos desnecessários ocupando espaço? Truques simples podem fazer toda a diferença. Confira as 9 dicas que reunimos abaixo e mãos à obra!

https://fortissima.com.br/2018/09/12/motivos-para-comprar-em-brechos-online-ou-fisicos-14833692/

9 dicas para se livrar da bagunça em casa

  • Doe qualquer peça de roupa do seu guarda-roupa que não tenha usado no ano passado

Se você passou um ano inteiro sem usar determinada blusa, calça ou saia, é porque ela não te faz falta e provavelmente só está ocupando espaço no seu armário. Doar roupas e sapatos em bom estado é uma atitude maravilhosa que pode transformar o dia de alguém e tornar cada memória dessa pessoa com essas peças ainda mais especial. Que tal repassá-las para alguém que irá realmente aproveitá-las?

  • Lave e reutilize ou recicle frascos de produtos de beleza e de alimentação

Já parou para contar quantos frascos praticamente vazios você tem no banheiro, na cozinha ou em qualquer outro lugar da casa? Se lavá-los corretamente com água quente e sabão, poderá reutilizá-los ou descartá-los para reciclagem. Frascos de vidro podem virar belos vasos de flores, por exemplo. Caixas e outros potes podem se transformar em organizadores de objetos pequenos. Caso decida reutilizá-los, você também pode apostar em etiquetas e outros tipos de fita para identificar o novo conteúdo.

  • Doe ou venda qualquer livro que você já leu e tem certeza de que não vai ler novamente

Já pensou em quão bonito é compartilhar o conhecimento ou a experiência que você adquiriu lendo um ótimo livro? Se você terminou a leitura e não pretende repeti-la, ou se possui livros que não pretende ler, doe essas obras para quem irá aproveitá-las. Você também pode vendê-las para um sebo ou trocar com um amigo por outros livros de que irá gostar.  

https://fortissima.com.br/2018/08/06/passear-com-seu-cachorro-faz-bem-para-ele-e-para-voce-sugere-pesquisa-14833584/

  • Doe ou recicle revistas antigas

Com exceção daquelas revistas que você está guardando para fazer colagens ou que possuem valor sentimental ou bibliográfico, doe ou recicle todo o resto. Você ficará surpresa em ver quanto espaço irá liberar em sua casa dessa forma.

App conecta você a catadores de resíduos recicláveis

Se você pretende se livrar de embalagens, materiais ou até móveis que não usa mais e que podem ser reciclados, aplicativos como o Cataki (disponível para iOS e Android) permitem encontrar catadores que estejam perto de sua casa. Dessa forma, você ajuda não só o meio ambiente, mas também esses profissionais que vivem da venda desse tipo de material e são responsáveis pela coleta de cerca de 90% de tudo o que é reciclado no Brasil.

  • Doe algumas das bolsas que você não usa mais (ou nunca usou)

Ecobags, mochilas, bolsas pequenas, grandes etc. Você não usa todas elas, certo? Então, que tal torná-las úteis para outras pessoas? Outra ideia é trocá-las com suas amigas por outras peças. Assim, todas garantem uma renovada no guarda-roupa.

  • Transforme aqueles inúmeros potes que você guarda em uma hortinha

É fácil, é simples e é relaxante. Sabe aqueles inúmeros potes que você guarda na esperança de usá-los algum dia? Transforme-os numa hortinha dentro de casa. Você verá como a jardinagem poderá transformar a sua vida e o sabor da sua comida. Com algumas sementes e mudas, você já consegue entrar de cabeça na aventura de plantar em casa!

https://fortissima.com.br/2018/08/30/dicas-para-para-usar-plantas-suculentas-na-decoracao-da-casa-14833662/

  • Desapegue-se das plantas que não sobreviveram

Pode ser triste, mas é importante que você faça esse exercício de desapego. A planta não sobreviveu? Misture-a com a terra de outro vaso ou de seu jardim e permita que ela se decomponha ali. Isso irá permitir que outras plantas cresçam saudáveis.

  • Doe materiais de pintura, escrita ou desenho para a escola mais próxima

Faça uma limpa generalizada nos seus materiais de escritório. Canetas, lápis de cor, borracha, papéis e cadernos em branco estão sobrando? Doe para a escola pública mais próxima de você. Alunos e professores certamente farão bom uso desses objetos.

  • Faça uma faxina nas suas bolsas e gavetas

Com o tempo, esses lugares viram grandes depósitos de notas fiscais antigas, papéis de bala, cartões velhos e embalagens vazias esquecidas. Durante a faxina, aproveite para reorganizar suas gavetas e armários.

https://fortissima.com.br/2018/09/12/modelos-de-jardim-suspenso-para-voce-se-inspirar-14833679/