Beleza > Pele

Manchas no rosto? Saiba a cor ideal de corretivo para disfarçá-las!

Por Francine Costanti 12/04/2019

Embora ter manchas no rosto seja muito comum, lidar com elas pode ser um desafio para muitas pessoas. Mas é possível disfarçá-las com maquiagem: um dos grandes truques dos profissionais é usar uma paleta de corretivos coloridos para amenizar o problema. 

O importante é descobrir a cor certa para seu tom de pele e o tipo de mancha que você quer cobrir. “A melhor maneira de descobrir seu tom de corretivo é testando. Algumas lojas têm equipes de maquiadores que podem te ajudar. Se estiver sozinha, o ideal é testar o corretivo na própria pele do rosto, jamais em outras partes do corpo”, explica a maquiadora Virgínia Barbosa.

melasma

Para amenizar as manchas no rosto adore cuidados diários para melhorar a textura da pele. Foto: iStock

Caso suas manchas sejam mais profundas – como uma olheira, por exemplo – e você esteja tendo dificuldade para disfarçá-las com maquiagem, a dica da especialista é adotar cuidados diários para melhorar a textura da pele. “No caso das olheiras, trate-as para que fiquem menos roxas ou inchadas usando compressas, máscaras ou dormindo com pomadas como Bepantol, que ajudam na textura”, orienta.

De qualquer maneira, o corretivo é a melhor solução dentro do mundo dos cosméticos para disfarçar as manchas. Vale sempre levar na bolsa para possíveis retoques. “Mas acho importante dizer que a maquiagem na vida real não cobre nada 100%. Muita gente acaba ficando frustrada porque tem como referência as fotos de Instagram – que são cheias de retoque”, alerta a maquiadora.

Outra dica de Virgínia é ressaltar outras partes do rosto: “Se está com uma espinha, por que não passar um batom vermelho nos lábios? Assim você tira a atenção do problema e destaca um ponto forte”.  

Tira todas as suas dúvidas e saiba como passar corretivo

Descubra a cor de corretivo ideal para cada mancha do rosto

Os corretivos coloridos funcionam de acordo com o círculo cromático: você deve usar o corretivo da cor oposta à cor da mancha que deseja cobrir.  

Corretivo amarelo: Ideal para manchas em tons roxos, como olheiras, vasinhos na pele, marcas de acidentes ou cirurgias.

Corretivo lilás: Para as manchinhas amareladas como melasma, ou para quem quer diminuir as sardas.

Corretivo verde: Ótimo para peles avermelhadas e com acne. Funciona para rosácea também!

Corretivo salmão/pêssego: Para olheiras em tom roxo acinzentado, que são as mais comuns.

Corretivo laranja: Para manchas marrons e acinzentadas. É ideal para esconder a barba, por exemplo. Também funciona para olheiras em pele negra.