Beleza > Pele

Especialista revela 7 hábitos que ajudam no surgimento de rugas no rosto

Por Francine Costanti 06/11/2019

Uma das grandes preocupações das mulheres é o envelhecimento precoce, já que a partir dos 30 anos é possível observar pequenas marcas de expressão, seja no canto dos olhos (os famosos “pés de galinha”), na testa ou ao redor da boca. De modo geral, os locais mais comuns dependem do tipo de expressão mais frequente em cada pessoa.

“O aparecimento de rugas é inevitável e as mulheres devem saber lidar com esse momento. Claro que as rugas podem ser retardadas com cuidados diários, como hidratação, proteção solar e hábitos saudáveis. Com isso é possível postergar em 5 a 10 anos a evolução dessas linhas de expressão”, explica Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

envelhecimento-doutissima-shutterstock

As rugas na testa, olhos e ao redor da boca podem aparecer a partir dos 30 anos. Foto: iStock

Com a ajuda do Dr. Mário, listamos 7 hábitos que podem contribuir para o surgimento das rugas no rosto. Fique por dentro das dicas e saiba como evitar o envelhecimento facial antes do tempo: 

Falta de sono

A falta de sono é um dos fatores que podem ajudar no aparecimento de rugas. Isto porque o momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo manterem o bom funcionamento. Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados. Isso tudo prejudica o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas.

Estresse  

No estresse produzimos radicais livres que são responsáveis pela oxidação e envelhecimento precoce das células. O corpo precisa de descanso para se restabelecer depois das atividades do dia a dia. A prática de atividade física, pausas de descanso durante o dia e a meditação podem ajudar no controle do estresse. 

Exposição ao sol 

A proteção solar eficiente e a hidratação são os fatores mais importantes para a proteção da pele quando exposta aos raios solares. Dê preferência à exposição solar antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, quando os raios ultravioletas são menos danosos. 

Veja dicas de como cuidar da pele sem gastar muito tempo ou dinheiro

Usar o protetor com a fotoproteção correta, quantidade e intervalos corretos também é muito importante. A proteção deve ocorrer no dia a dia, principalmente para as áreas mais expostas como rosto, mãos e colo. 

Má alimentação

A pele é o maior órgão do corpo e, como tal, vai ser influenciada diretamente pela oferta alimentos a que é exposta. Em geral, qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são danosos para o nosso corpo em geral e para a pele. 

Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicêmico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada, como as frituras. Prefira produtos integrais que, além de causar menos inflamação, têm mais fibras e as gorduras boas presentes nas castanhas, por exemplo.É uma forma de cuidado com a pele e prevenção do envelhecimento. 

A vitamina C, presente em sucos cítricos como laranja, acerola e limão, é um potente antioxidante e está envolvida com a produção de colágeno e elastina, que dão mais firmeza e mantém a pele mais bonita e saudável. Frutas vermelhas, como maçã, uva e ameixas contêm substâncias antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento.

 Tabagismo

O cigarro prejudica a circulação de sangue na pele e, com isso, compromete tanto a chegada de nutrientes como a liberação de toxinas. É como se fosse um horta pouco irrigada que seca e produz poucos alimentos. 

Além disso, as rugas ao redor da boca, conhecidas como “código de barra”, se acentuam muito nos fumantes pele próprio movimento de segurar o cigarro entre os lábios.

Não ingerir líquidos 

A hidratação é fundamental para a boa circulação sanguínea. O corpo tem um sistema que, quando percebe que tem pouca água, diminui a circulação para a periferia (pele) para manter a circulação em órgãos mais vitais e isso acaba dificultando a chegada de nutrientes e liberação de toxinas. O resultado é uma pele sem brilho, seca e com maior tendência à formação de rugas.

Bebidas alcoólicas 

Além de causar desidratação, o excesso de álcool aumenta o estado “inflamado” do corpo pela liberação de radicais livres. E isso prejudica não só a pele como todos os outros órgãos. 

Apesar disso, sabe-se que o consumo de 30 gramas de álcool ao dia pode ter um efeito benéfico para os vasos e consequentemente para a pele. 

Essa associação é mais verdadeira quando falamos do vinho tinto, que contém uma substância chamada “resveratrol”, um antioxidante que retarda o processo de envelhecimento.

Viu só como é simples manter a pele sempre jovem? A partir de agora adote hábitos saudáveis, proteja-se dos raios solares e beba bastante líquido. Assim você retarda as rugas e sua pele agradece! 

Rugas e linhas de expressão: 5 funções da pele perdidas com o envelhecimento precoce