Beleza > Pele

Aprenda a maneira correta de usar demaquilante e deixe sua pele saudável

Por Francine Costanti 11/11/2019

Retirar a maquiagem e deixar o rosto limpo antes de dormir é essencial para ter uma pele saudável. Mas é preciso usar os produtos certos – e da forma certa. Muitas pessoas usam a fórmula básica água e sabão, mas às vezes é preciso uma limpeza mais potente. É aí que entram os demaquilantes, que podem ser cremosos, líquidos ou estar em lenços umedecidos.

O demaquilante para cada tipo de pele

“Para as oleosas, indico o uso de um demaquilante líquido sem a presença de emolientes que apresentem carga oleosa excessiva, pois o acúmulo do óleo na pele poderá ser motivo de desenvolvimento de comedões e acne”, orienta Isabel Piatti, especialista em estética e cosmetologia e membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica. “Para peles secas, é bom dar preferência para emulsões ou leites com a presença de mais agentes emolientes oleosos”, completa.

A especialista indica ainda usar uma água termal para finalizar a limpeza: Sempre que se usa demaquilante, a ação emoliente será para remover as bases de coberturas das maquiagens. Por isso, após esta remoção total, sempre será necessário um produto de acabamento final como repositor de pH da pele ou água termal para repor os minerais essenciais”. 

Skip-care: Como cuidar da pele com poucos produtos e em menos tempo

Lenços demaquilantes

Para quem precisa economizar tempo com a limpeza de pele, uma boa saída são os lenços demaquilantes. Mas a especialista ressalta que, se a maquiagem estiver com uma cobertura muito pesada, carregada de produtos, ele pode não ser suficiente. Nesse caso, você vai precisar de algo mais para retirar o excesso de produtos, como sabonete e água micelar.

Qual a diferença entre demaquilante, tônico e água micelar?

Com tantas opções de produtos no mercado, pode ser fácil se confundir. Entenda para que serve cada um deles:

Demaquilante é a primeira etapa da limpeza caso a pele esteja maquiada com produtos mais pesados do que, por exemplo, um protetor solar com coloração. Quando há a maquiagem com corretivo, base, pó, iluminador, blush, sombras, delineador, rímel e batom de alta fixação, somente o sabonete e o tônico não serão suficientes.

O demaquilante pode ser escolhido de acordo com o tipo de pele e a intensidade dos pigmentos utilizados, bem como se estes são à prova d’água ou não. 

Retirar a maquiagem e deixar o rosto limpo é essencial para ter uma pele saudável. Foto: iStock

Solução micelar ou água micelar é uma água purificadora que contém moléculas em forma de “micelas”, que limpam e recolhem as impurezas e partículas oleosas da pele. O produto é muito suave (as fórmulas costumam vir isentas de álcool, corantes, parabenos e sabão), mas tem o poder de higienizar a pele profundamente sem alterar o seu equilíbrio fisiológico. 

“Esse tipo de produto concentra a ação de limpar, demaquilar e tonificar a pele restabelecendo o pH natural. É um produto inteligente que acumula funções, deixando o ritual de beleza mais prático – e também pode ser usado por quem tem pele sensível, oleosa ou com acne”, explica a especialista. Mas, se você usou uma maquiagem mais pesada, a dermatologista aconselha usar um demaquilante antes da água micelar. 

Tônicos são soluções normalmente feitas com ingredientes aquosos, ou seja, à base de água ou com uma pequena quantidade de álcool misturada. Eles têm como finalidade promover uma ação complementar à higiene da pele, removendo a sujeira persistente, eliminando resíduos poluentes externos, o próprio sabonete utilizado previamente, traços de pigmento de maquiagem e a gordura e suor dos poros.

“Tônicos têm funções muito específicas e podem ser usados para complementar ou melhorar a ação de outros produtos usados para a higiene da pele, bem como para prepará-la para a hidratação. Dependendo dos ativos incorporados à sua formulação, podemos indicar estas soluções de base aquosa para a pele seca opaca, sensível, reativa ou que está se recuperando de um procedimento dermatológico, com intuito de restabelecer o PH, promover hidratação, ação anti-inflamatória, calmante e de cicatrização”, explica Isabel. 

Conheça os benefícios de fazer uma limpeza de pele profunda

Essa solução deve ser usada antes da revitalização ou hidratação e logo após o sabonete de limpeza ou a água miscelar. Para isso, aplique com um algodão em movimentos circulares em toda a face e pescoço.  

Viu só? Agora ficou muito mais fácil escolher o produto certo para remover a maquiagem e as impurezas do dia a dia. Fazer a limpeza do rosto ajuda a diminuir os poros, controla a oleosidade, evita sinais de envelhecimento e ainda mantém seu rosto saudável e bonito.