Amor e Sexo > Sexualidade

Não consegue atingir o orgasmo? Psicólogo aponta 6 motivos

Por Francine Costanti 17/06/2020

A criação da mulher sempre foi – e ainda é –  bem diferente do que para os homens, em que o sexo sempre foi algo natural e discutido com mais abertura. O prazer feminino enfrenta ao longo dos anos alguns tabus e preconceitos, fato que podem levar a mulher a se sentir retraída e tímida na cama e isso a impede de atingir o orgasmo. 

Se você está lendo essa matéria e se identificou de alguma forma com o tema, saiba que é bastante normal não conseguir ter prazer no sexo, mas é preciso ficar atenta aos sinais e descobrir a razão disso estar acontecendo, porque nada melhor do que aproveitar, relaxar com o parceiro e chegar ao clímax.  

Tabus femininos

De acordo com o Dr. Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento, ainda vivemos uma fase em que o autoconhecimento da mulher pode ser um grande tabu para algumas pessoas/famílias e isso pode “atrapalhar” na vida sexual da mulher adulta. 

Infelizmente muitas mulheres não são livres em relação ao sexo e têm muita dificuldade de falar sobre o assunto, pouco conhecimento de si mesma, entre outras coisas. Tudo isso, faz com que atingir o orgasmo seja mais difícil ou até mesmo desconhecido para algumas.

“Além disso, muitas mulheres passam por um processo de auto cobrança muito excessivo sobre o seu próprio corpo, o que pode gerar mais dificuldades durante o ato. Uma vez que a pessoa ficará mais preocupada com o julgamento do outro do que em aproveitar o momento”, conta.  

Mas fique tranquila porque o especialista explica que o bloqueio sexual pode acontecer porque a mulher é criada com menos liberdade sexual: “Talvez não seja só liberdade, mas também informação sobre o sexo e ter um canal aberto de discussão sobre o tema sem vergonha, sem tabu, sem preconceitos”.  

Desânimo no sexo? Quarentena pode causar falta de libido

Dispersão durante o sexo  

É comum que problemas do dia a dia, como estresse, cansaço, preocupações, transtornos e outros sentimentos negativos atrapalhem no momento do sexo. Dr. Yuri explica que isso acontece porque a mente humana não conseguirá focar no momento em si, mas ficará devaneando entre as preocupações e desfocando do ato. Porém, isso não é uma regra, algumas pessoas conseguirão separar bem isso e outras não. Isso deve ser avaliado caso a caso.

A dica é preparar um clima para quando vocês dois estiverem com a mente menos preocupada, com menos tarefas durante o dia e menos estressados. Aproveite para acender a chama durante uma noite no fim de semana. Pequenos detalhes de sedução fazem toda a diferença! 

Diferença entre ejaculação e orgasmo

Tabus femininos podem impedir orgasmo da mulher no sexo. Foto: iStock 

Fatores psicológicos 

Alguns pensamentos também podem afetar o prazer da mulher no sexo, como transtornos psicológicos ou depressão. Essas condições podem gerar uma baixa libido ou até mesmo zero, o que levará a mulher (ou homem no caso de transtornos mentais) a não conseguir e nem ter vontade de realizar o sexo. Isso é um dos sintomas que podem ocorrer devido ao transtorno. Nesse caso, é interessante procurar ajuda de um especialista para que ele oriente a mulher.

Vergonha do próprio corpo 

Sabemos que nem todas as mulheres sentem vergonha da própria imagem, mas é um fator que pode atrapalhar e impedir o orgasmo no sexo. “Diversas mulheres se cobram de ter um corpo escultural ou tem vergonha do próprio corpo, sentindo-se julgadas o tempo todo. Isso fará com que elas não consigam relaxar e aproveitar o sexo, já que se sentirão julgadas pelo parceiro”, diz o psicólogo. 

Falta de atração no parceiro  

Talvez essa seja uma das maiores razões para o desinteresse sexual e a falta de orgasmo. Isso acontece porque a convivência intensa e diária faz o casal perder o desejo um no outro. É natural, mas é preciso se dedicar, já que o sexo é uma parte importante da relação a dois. Dr. Yuri esclarece que a atração não precisa ser apenas física, mas também mental, ou até mesmo o momento em que o casal está vivendo (ex. brigas, insatisfações etc), podem atrapalhar no momento de querer o sexo e de ter prazer ao realizar o ato.  

9 coisas que os homens amam no sexo e que você precisa praticar já!

Traumas de violência sexual 

Com toda certeza, traumas e violência podem atrapalhar as pessoas a conseguirem ter prazer no sexo e o fato chega até mesmo a atrapalhar na realização inicial do sexo. A melhor forma de combater isso é buscando ajuda de um profissional, de preferência de um psicólogo que você se sinta à vontade para compartilhar sua experiência. 

“Muitas mulheres têm vergonha de conversar sobre isso e compartilhar com estranhos. Algumas, inclusive, demonstram até um certo medo, mas todos os psicólogos irão conseguir dar um ótimo suporte e a superar essa questão para que você, finalmente, consiga sentir e dar prazer ao seu parceiro”, finaliza.