Amor e Sexo > Sexualidade

Será que a cirurgia de redução de peso baixa a libido? Tire a dúvida

Por Francine Costanti 17/07/2020

Depois de uma cirurgia de redução de peso, a mulher lida com muitas transformações no dia a dia, tanto físicas quanto psicológicas. No início do pós-cirúrgico, além das grandes mudanças do corpo, podem haver alterações na libido, fazendo com que a mulher deixe de lado a prática sexual com o parceiro. 

Entrevistamos o Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC para saber algumas causas da baixa da libido, mas também ressaltar os muitos benefícios do procedimento para a autoestima, segurança e, gradativamente, o aumento do apetite sexual da mulher. Veja o papo: 

A cirurgia de redução de peso pode causar alterações hormonais na mulher?

A cirurgia bariátrica (redução do estômago) não causa alterações hormonais nas mulheres, mas corrige vários distúrbios orgânicos causados pela obesidade como a hipertensão arterial sistêmica, a diabetes mellitus, dislipidemias etc. 

O procedimento faz com que haja um reequilíbrio do metabolismo como um todo, melhorando o funcionamento do corpo e de todas as suas funções, melhorando a qualidade de vida tanto de mulheres quanto de homens.

Depois do procedimento a mulher pode ter baixa na libido sexual? 

Das doenças que podem interferir na sexualidade, a obesidade vem sendo considerada uma das principais causas crônicas entre a população. Por isso, com a perda de peso e a melhoria na qualidade de vida como um todo, os pacientes que passam pela cirurgia bariátrica tendem a sentir resultados positivos nas práticas sexuais.  

Geralmente depois da cirurgia bariátrica há um período de adaptação que consiste em dieta líquida por 30 dias e introdução progressiva dos alimentos sólidos com perda de peso importante nessa fase, acarretando em alguns poucos casos a baixa da libido, mas com a perda de peso progressiva, início de dieta balanceada, atividade física frequente, melhora da autoestima, na grande maioria dos casos já um aumento da libido. 

Se houver dificuldade de se adaptar a cirurgia, quadros de depressão, problemas interpessoais, entre outros, também pode haver diminuição da libido sexual, mas são fatores secundários não relacionados diretamente a cirurgia, cabe mais à parte psicológica de cada indivíduo.

dor na hora do sexo-shutterstock-doutíssima

Depois de uma cirurgia de redução de peso, o corpo e a mente passam por muitas transformações. Foto: Shutterstock

O aumento ou diminuição de libido pode variar de acordo com o organismo?

Se submeter a uma cirurgia bariátrica pode causar impactos diversos: a perda de peso decorrente do procedimento cirúrgico muda a aparência das pessoas, eleva sua autoestima e também interfere na sua produção hormonal. 

Portanto, um efeito nem sempre lembrado é que pode haver, sim, uma alteração na libido e na vida sexual do paciente, seja mulher ou homem, e é para melhor na grande maioria dos casos os pacientes tem menos limitações relacionadas à sua saúde durante o sexo, o que geralmente contribui para o aumento do desejo sexual. 

A perda de peso pode melhorar a autoestima, segurança e disposição sexual?

É muito comum a cirurgia bariátrica resultar em uma melhora na libido, principalmente pelo aumento da autoestima devido à perda de peso e também pelo controle das doenças associadas à obesidade como já foi citado. Quando o paciente se sente mais seguro em relação ao seu próprio corpo, naturalmente a vontade de fazer sexo aumenta.

Cirurgias para perda peso podem ser feitas por endoscopia. Saiba mais!

O excesso de pele pode fazer a mulher ter baixa autoestima?

É fato que a perda de até 30 a 40% de seu peso em período curto de tempo, em torno de 01 ano, acarreta a sobra de pele. Quanto maior a perda de peso, maior o excesso de pele, o que pode levar a uma baixa da autoestima principalmente nas mulheres. 

A realização de exercícios físicos frequentes e o ganho de massa muscular pode melhorar consideravelmente esse quadro, porém é inegável que a cirurgia plástica reparadora pós-cirurgia bariátrica é indicada na grande maioria dos casos. 

Portanto, isso é um fator passageiro e todas as mulheres submetidas a cirurgia de redução do estômago são orientadas quanto às sobras de pele e a possibilidade de tratamento cirúrgico por cirurgião plástico experiente e especializado em operar mulheres pós-gastroplastia.

Depois de quanto tempo de cirurgia, a mulher pode voltar a prática sexual?

Na grande maioria dos casos, já após 15 dias de pós-operatório a mulher pode reiniciar sua vida sexual normalmente com o parceiro e também fazer todas as atividades do dia a dia. Apenas a alimentação é que continua com alimentos líquidos por mais 15 dias. 

Caso haja falta de libido , devo recorrer a tratamentos?

É fundamental determinar a causa da diminuição da libido sexual, sendo fundamental a avaliação de um especialista, como por exemplo um endocrinologista, ginecologista e em alguns casos também um psicólogo ou até um psiquiatra, em casos de depressão que necessitem de tratamento medicamentoso. 

Está sem apetite sexual? Veja quais podem ser as causas da sua perda de desejo