Amor e Sexo > Sexualidade

Desânimo no sexo? Quarentena pode causar falta de libido

Por Francine Costanti 22/05/2020

Não sente vontade fazer sexo na quarentena? Fique tranquila! Isso pode acontecer com muitas casais por conta do estresse, da ansiedade e do medo de contaminação. As causas da falta de desejo podem estar relacionadas às mudanças de rotina e também à preocupação com seus filhos e familiares próximos. 

“A quarentena pode afetar ou diminuir o desejo sexual, sim, pois a tensão e a incerteza da doença, de seu prognóstico futuro, da crise econômica e social que assola o mundo, podem trazer preocupações que afasta o desejo sexual, já que ele está diretamente ligado ao relaxamento, a entrega ao parceiro e ao momento de vida”, explica a psicóloga Adriana Cabana. 

Causas da falta de libido

Infelizmente, as mulheres ainda ficam sobrecarregadas pela divisão do trabalho doméstico e o trabalho para geração de renda. Com a chegada do isolamento social, da possibilidade de home office, por isso a sobrecarga foi potencializada em vários aspectos.

Isso afeta a vida sexual de fato, pois além de administrar a família dentro de casa, ainda há a necessidade de conciliar com o trabalho em casa em ambiente muitas vezes não favoráveis a concentração, filhos ao redor que fazem barulho, querem brincar… Tudo isso causa ansiedade, insônia e cansaço, sintomas que interferem no desejo sexual. 

“Casais em conflito anterior ao momento da reclusão social podem potencializar a perda de desejo pelo convívio diário. É preciso tentar identificar estes fatores e buscar o diálogo”, orienta a psicóloga.

Ansiedade e estresse 

O desinteresse no parceiro, muitas vezes, pode ser causado por conta do estresse diário, da convivência intensa e a ansiedade vem por conta do medo de contaminação. A preocupação rotineira traz prejuízos à vida sexual que precisa sempre de um certo relaxamento, concentração e entrega. Afinal, é difícil estar com a cabeça totalmente voltada para o sexo quando há inúmeros pensamentos negativos em volta. 

greve de sexo-doutissima-shutterstock

Falta de libido na quarentena pode ser causada por estresse e ansiedade. Foto: Shutterstock

Preocupação com familiares

Se o casal está concentrando suas forças em proteger os filhos e parentes de seu convívio, claro que a parte sexual pode ficar em segundo plano, principalmente se um dos dois tem profissionais de saúde na família e que tem a vida exposta ao risco diário da contaminação e o medo de ser o transmissor de um vírus ainda desconhecido e novo pode causar o afastamento da atividade sexual.

Mudanças na rotina

Sabemos que muitas pessoas foram afetadas pela pandemia e foi preciso mudar o comportamento e a adaptação da rotina. Esse fato, muitas vezes, também pode influenciar para que a mulher tenha menos desejo no parceiro. Mas a especialista afirma que é preciso sempre buscar entender mudanças na vida, pois elas sempre acontecem e temos que estar preparados. 

“Mudanças, sejam elas quais forem, podem não ser a principal causa da falta de libido. O que precisamos é ficar atentos a isso. A vida é cheia de mudanças o tempo todo, por isso é necessário ter um entendimento de como se lida com essas transformações constantes”, complementa Adriana. 

Veja 7 dicas para combater a falta de desejo sexual

Excesso de convivência 

Adriana explica que passar muito tempo com o companheiro em casa não é necessariamente uma das causas da falta de desejo sexual. Ela aconselha para, caso isso esteja acontecendo, é preciso buscar o diálogo para tentar reverter a situação. “Se o casal estava em conflito anterior, é de se esperar a falta de desejo sexual, não atribuindo à quarentena esta realidade”, diz. 

Como enfrentar conflitos no relacionamento 

Conflitos sempre devem ser resolvidos com diálogo e com respeito, nunca com agressões verbais e/ou físicas. A agressão entre casais é crime de violência doméstica e deve ser levado às autoridades policiais que mesmo na quarentena, garantirá a segurança do casal. 

Mas será que é preciso um pouco de distanciamento do parceiro para que o desejo volte à tona? A psicóloga afirma que cada casal irá, através do diálogo, identificar o que é mais saudável neste momento, mas isto não é uma regra.   

A melhor forma de tratar a falta de desejo sexual durante o isolamento é ter bastante comunicação direta e clara sobre tudo que está lhe preocupando, deixar claro sua falta de vontade no sexo e o conflito, muitas vezes, pode ser resolvido com muito diálogo e entendimento entre as partes. Sinceridade e confiança devem fazer parte de uma relação saudável. 

Caso o desejo pelo seu parceiro não volte a ser como antes – mesmo depois do tempo de isolamento social -, isto é, caso o estresse e ansiedade continuem, é recomendado que vocês dois procurem ajuda de um especialista para discutir questões mais complexas da vida de casal que não foram sanados com diálogo.  

Sexo sem penetração: saiba como alcançar novas formas de prazer