Precisamos entender que quando tratamos o canal de um dente, desvitalizamos o mesmo e com isso tiramos todo o nervo que nutri o dente. Há uma série de modificações químicas que acontecem no dente e uma delas causa o escurecimento do mesmo.
Infelizmente são poucos os procedimentos que podem contornar esse escurecimento dentário do canal. É preciso entender que o mesmo é irreversível e ocorre de forma gradual, com variações. Seu dente tratado canal está escurecendo?
1. A primeira forma de contornar o escurecimento dentário é o clareamento dental endodôntico:
- Nesse caso não se faz somente o clareamento dental comum que coloca um gel em todos os dentes e busca-se remover as colorações da superfície do dente através da utilização de ácidos apropriados.
- O dentista vai fazer uma reabertura do canal (pela parte de dentro da boca, assim não prejudica sua estética nem precisa de provisório entre as sessões do clareamento intra-canal).
- Após essa reabertura, o local vai ser bem limpo.
- Existem géis que são em concentrações específicas para essa técnica. O dentista vai aplicar nessa abertura do dente e fazer a técnica do clareamento completa.
- Após as consultas que o dentista julgar necessárias, o espaço aberto vai ser obturado e o caso entregue com o dente de volta a cor normal(ou bem próximo disso)
Saiba mais sobre: quebrou seu dente da frente e agora?
2. A segunda forma consiste em realizar uma capa para a parte da frente do dente chamada de faceta(tem outras denominações e técnicas parecidas com outros nomes):
- Nessa técnica, o dentista verificou que não tem como restaurar a coloração normal do dente e que o mesmo precisa “refazer a fachada”.
- A técnica é simples e consiste em fazer uma capa que pode ser em diversos materiais de acordo com as necessidades financeiras e estéticas do caso. Por exemplo, a porcelana ou diversas variações de resina.
- A capa é colocada rapidamente e o dente fica em estado de novo.
3. Por último temos as coroas ou as reconstruções de maior porte:
- Nesse caso, o dentista constatou que o dente não tem condições de se sustentar sozinho e precisa ser reforçado para que continue a realizar suas funções.
- Para tal, o dentista trabalha de forma mais invasiva, desgastando grandes quantidades de estrutura dentária, preparando a raiz do dente para receber um “telhado” novo. Fica um trabalho bem bonito e quando bem feito e bem cuidado dura uma vida toda.
Você pode perceber o quanto é importante ter um dentista de confiança por perto e o quanto ele pode lhe ajudar a manter sua condição estética e funcional. Com isso terá mais condição de realizar suas atividades do dia-a-dia com segurança.