Alfabeto, números, cores, natureza e educação ambiental. Tudo isso e muito mais podem ser temas de um livro sensorial, também conhecido como quiet book, busy book ou livro de pano. Ele auxilia na conscientização sobre assuntos importantes para o desenvolvimento social da criança, além de contribuir com a coordenação motora.
Mas o que o quiet book tem de tão diferente dos outros? É repleto de atividades didáticas e pode ser feito em casa. O livro sensorial tem como base materiais como feltro e tecidos, mas pode ser utilizado etil vinil acetato, conhecido popularmente como EVA, um tipo de borracha não tóxica usada por artesões.
Por meio das páginas, a criança aprende, por exemplo, a dar laço em cadarço, a encontrar objetos e animais no bosque, a abrir e fechar zíperes, a reconhecer e a escrever as letras do nome.
Benefícios do livro sensorial
De acordo com especialistas, o livro de pano ajuda as crianças a aprimorarem habilidades exigidas no seu cotidiano, como a memória. As texturas dos tecidos, diferentes formas geométricas e assuntos abordados ajudam a desenvolver a autonomia e a criatividade. Além disso, aumentam a capacidade de socialização das crianças.
Os benefícios da leitura infantil também podem ser sentidos financeiramente. De acordo com a National Children’s Reading Foundation, nos EUA, para crianças de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo histórias e em contato com os livros reflete na renda futura dos pequenos.
Já no Brasil, escolas de Brasília investem em didáticas que envolvem livros sensoriais. Mas se engana quem pensa que essas atividades são voltadas apenas para os pequenos. Alunos do Ensino Médio estão desenvolvendo o espírito empreendedor ao confeccionarem os livros, que custam em média R$ 60. Também já existem editoras especializadas nesse tipo de produto.
Como confeccionar o livro
Não é preciso máquina de costura. As páginas podem ser coladas ou costuradas à mão. Veja o passo a passo que reunimos e confeccione o seu livro sensorial.
1º passo
Decida o tema e o cenário que irá trabalhar no livro, como praia, floresta ou oceano.
2º passo
As páginas normalmente são feitas de feltro. Então, você vai precisar de 40 centímetros por 20 centímetros de tecido azul. Já a direita, monte o cenário, como uma floresta, por exemplo.
Do lado esquerdo, coloque um tecido com o tamanho de 14 centímetros, que será o bolso do livro, onde ficarão guardadas peças para as atividades. Para que tudo fique no seu devido lugar alfinete e alinhave com linha. Depois retire os alfinetes.
3º passo
Solte a sua imaginação no momento de construir os personagens. Fixe os apliques na página usando o velcro, a cola para tecido e os botões. O velcro ajuda na mudança de personagens.
Os personagens podem ficar no bolso que fizemos anteriormente para estimular a interação das crianças.
4º passo
O ideal é que o livro não tenha muitas páginas. A história deve ser breve para não se tornar cansativa. Busque montar atividades interativas para os pequenos, com zíperes, botões, personagens móveis, entre outros artifícios.
5º passo
Hora de fazer a capa e contracapa. Para decorar a capa, use o tecido azul, por exemplo, de 13 por 5 centímetros com figuras similares às usadas nas páginas e aplique na capa com cola. A contracapa também pode ser feita usando a mesma cor de tecido, mas tende a ser mais simples.
Agora que o livro está pronto é só deixar as crianças soltarem a imaginação. Boa aventura.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!