Filhos

Livros infantis exercem importante função na educação das crianças. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 29/07/2014

A leitura é um hábito importante em todas as idades, já que a partir dela é possível adquirir conhecimentos das mais diferentes áreas. No caso das crianças, os livros infantis são um grande aliado na sua formação educativa, já que ajudam elas a desenvolver diversas habilidades, como a imaginação e a criatividade, que serão relevantes no futuro.

livros-infantis

Cultivar hábito de ler livros infantis ajuda as crianças ao interpretar textos. Foto: Shutterstock

Importância dos livros infantis na educação

Por meio de livros infantis, é possível que as crianças conheçam muitos lugares e culturas diferentes das suas. Além disso, a leitura ensina padrões de comportamento e regras a serem seguidas. Por isso, é importante escolher livros que, além de divertidos, passem uma boa mensagem.

Ler livros infantis ajuda as crianças na hora de interpretar textos, melhorando sua agilidade mental para descrever e se posicionar frente a situações que o personagem da ficção esteja vivenciando, o que pode ter reflexos na própria “vira real” dos pequenos.

Com a escolha adequada dos livros, as crianças irão aprender um bom uso da língua e poderão agregar, cada vez mais, palavras ao seu vocabulário.

Como estimular a leitura de livros infantis

Antes mesmo de seu filho começar a ler livros, você poderá despertar esse hábito e hobby neles. É importante separar um tempo para a leitura aos filhos, que pode começar antes mesmo do nascimento, com o conto de histórias, depois que eles nasceram mas ainda não sabem ler, quando é possível contar contos.

Todo esse tipo de comportamento relacionado aos livros infantis irá despertar a atenção da criança e fazê-la ter carinho pelo hábito de ler.

Caso os pequenos apresentem alguma resistência – e isso pode acontecer, já que com o passar do tempo a leitura pode se tornar uma obrigação e não uma forma de diversão -, é necessário que os pais mostrem às crianças livros diferentes, de aventuras por exemplo, o que certamente irá estimulá-los a continuar com o hábito.

Além disso, livros infantis em que os pequenos se identifiquem com os personagens são uma boa dica.

Como escolher livros para as crianças

Ao pensar em livros infantis para seus filhos, escolha-os conforme a idade. Confira abaixo algumas dicas:

– Menos de 1 ano: são importantes as músicas e jogos. Quanto aos livros, aqueles para a banheira são uma boa dica, já que permitem às crianças manuseá-los e construir a ideia do que seria um livro.

– 1 a 3 anos: contos com histórias curtas e de estrutura repetitiva, preferencialmente com muitas imagens.

– 3 a 4 anos: livros sobre animais, carros, números, com histórias um pouco mais longas, mas de fácil compreensão. Dicionários ilustrados são uma boa pedida.

– 4 a 5 anos: livros com letras maiúsculas e pouco texto em cada página. Poemas com rimas podem agradar.

– 5 a 7 anos: livros com letras grandes e desenhos, e histórias em que as próprias crianças sejam as protagonistas.

– 7 a 10 anos: contos de fadas e personagens extraordinários e narrações em que haja bastante ação. Revistas em quadrinhos são bem adequadas para essa faixa estaria.

– 10 a 12 anos: livros de aventuras, que podem ser reais ou imaginárias. Histórias com muitos diálogos, e um pouco de humor. É interessante começar a introduzir livros sobre esportes, personagens ou história.

– A partir dos 12 anos: livros com acontecimentos reais de personagens com a mesma idade das crianças, e que informem sobre os problemas que preocupam as crianças e os pais, como relações e drogas, por exemplo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!