Se tem uma especialidade que me fascina é a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e se eu não fosse totalmente apaixonado pela ortodontia, com certeza a cirurgia seria minha escolha. A grande notícia que já está sendo anunciada por alguns meios de divulgação é um ganho gigantesco para a odontologia Brasileira e mais especificamente para a cirurgia e traumatologia. O congresso mundial de cirurgia e traumatologia que vai acontecer com datas previstas para 2019 no nosso fabuloso Rio de Janeiro, no Brasil.
Entendo a falta de empolgação de muitos, principalmente quem não está diretamente ligado à odontologia, mas esse congresso é como se fosse a copa dos cirurgiões e eles vão poder não só receber os melhores do mundo nessa área, como também facilita para termos uma grande quantidade de dentistas Brasileiros no evento e uma pequena parcela mas de grande importância, que vai apresentar trabalhos de nível internacional. Isso é uma certeza de melhorar ainda mais a visibilidade dos nossos dentistas no mundo.
Costumo brincar que esse é o médico dos dentistas. Responsável pelas grandes cirurgias de cabeça e pescoço bem como, cirurgias ortognáticas, colocação de implantes dentais e exodontias de dentes mais complicadas, dentres outras possibilidades como tratamentos cirúrgicos de traumas faciais.
Tenho que dar meus parabéns para os mais variados profissionais que estão engajados na evolução específica de cada especialidade e, nesse caso, uma grande ação do colégio Brasileiro de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Uma instituição que a cada dia prova quanto a união e a organização dos profissionais pode trazer uma grande evolução da área e com isso, todos ganham. Tenho visto grande atuação da liga acadêmica de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Pará que faz um trabalho constante promovendo, dentre vários eventos, palestras e encontros na área com profissionais extremamente capacitados e sobre assuntos de vanguarda.
Estou tendo o prazer de complementar minha pós-graduação fora do Brasil e posso dizer que a odontologia Brasileira não perde em nada para uma boa parte da odontologia mundial. É certo que a organização social Brasileira deixa muito a desejar e posso perceber o que seria uma organização governamental que realmente visa cuidar de sua população e não somente de interesses pessoais. É espantoso ver como o sistema de saúde realmente funciona e a população é bem cuidada pelo governo, o contrário do que acontece no Brasil.
Vou falar um pouco mais sobre a ação dessas organizações odontológicas no Brasil que fazem com que tenhamos um pouco mais de fé em um dia no qual poderemos contar com o governo para nos ajudar nessa evolução. Acorda Brasil e vamos reclamar andando para frente, sempre.