Guia dos Dentes

Dicionário: termos que os ortodontistas usam

Por Redação Doutíssima 19/11/2013

all-5

Dentro da ortodontia temos uma série de materiais utilizados mensalmente e que possuem um nome um pouco complicado para que o paciente grave e com isso, muitos pacientes criam apelidos para esses materiais e os apelidos fazem mais sucesso que o nome científico. O ortodontista vai utilizar esses nomes variadas vezes e você precisa conhecer para poder entender o processo ou mesmo para se distrair ao longo de todo o tratamento ortodôntico que normalmente leva um tempo significativo. Vamos ao nosso dicionário de palavras utilizadas pelo seu ortodontista.

all-1

1- Bráquete: Essa peça é a base de todo o processo ortodôntico, é a peça que pode ser nos mais diversos materiais como o metal, acrílico, porcelana, safira, dentre outros. É a parte do aparelho que se fixa no dente e a ela vão se ligar outras estruturas que fazem parte da mecânica ortodôntica. São os bráquetes que podem se soltar caso o paciente não cuide do aparelho como deveria.

all-4

2- Banda ortodôntica: As bandas são conhecidas popularmente por anel do aparelho, devido sua semelhança com os anéis que usamos nos dedos. As bandas são responsáveis pelo que nós ortodontistas chamamos de ancoragem. É ela que vai servir como base ou sustentação para uma mecânica mais refinada ou com forças maiores que poderiam causar efeitos colaterais. Atualmente podem ser utilizados tubos e acessórios colados diretamente nos dentes e isso reduz a necessidade de utilização das bandas. Outro fator responsável pela diminuição do uso das bandas ortodônticas é relacionado a uma maior comercialização de implantes associados ao tratamento ortodôntico, onde os implantes servem para ancorar o aparelho ortodôntico e são removidos ao final de sua utilização, diferentemente dos implantes utilizados para sustentação permanente e reconstituição protética.

all-3

3- Alastic: Esse é o nome verdadeiro da liguinha colorida do aparelho. É o elástico responsável por diversas funções e pode ser utilizado de diversas maneiras pelos ortodontistas. É de fundamental importância que cada dente possa permanecer com a carga ideal dada pelo ortodontista durante a manutenção mensal e para que isso aconteça você precisa tocar o mínimo possível nas ligas e escovar com a maior delicadeza possível além de tomar cuidado com a ingestão de líquidos muito quentes ou muito frios. Esses elásticos podem ser individuais ou vir colados uns aos outros dando um aspecto de corrente que chamamos de elástico em corrente.

all-2

Agora você já conhece alguns dos nomes dentro da ortodontia e vai poder conversar com seu ortodontista durante a próxima manutenção. Quanto mais você conhecer, mais vai dar importância para cada estrutura e isso vai ajudar tanto você, quanto seu ortodontista e vai ter como consequência um tratamento mais rápido e confortável.