Nutrição

5 Conselhos para controlar a vontade de comer

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

Quer acabar com os excessos sem renunciar o prazer de comer o que gosta? E parar de confundir a fome com a vontade de comer? É possível, sim! O médico Gérard Apfeldorfer, especialista em comportamento alimentar dá 5 conselhos para controlar a vontade de comer.

comer_en_exceso_3

1) Sentir fome

Tente não comer nada durante quatro horas. Se esta ideia assusta você, pode ser que você tenha medo de passar mal. Você poderá verificar que nada de ruim acontecerá com você. Se você nunca sente essa sensação de você, pode ser que você coma com antecedência, ou seja, você come mais do que precisa para conter o medo da falta, pode ser também que você tenha perdido totalmente o contato com as suas sensações alimentares. Se, ao contrário, você tem fome o tempo todo, talvez você esteja confundindo a fome fisiológica com a fome psicológica.

As manisfestações de fome são diferentes em cada pessoa. Entre as mais frequentes, encontramos: sensação de fraqueza, falta de energia, pequenas vertigens e uma irritabilidade.

O objetivo é estabelecer uma relação pacífica com os alimentos. Durante essas pequenas abstinências, se ocupe com outras coisas, sem deixar de prestar atenção aos sinais do seu corpo, mas deixando-os vir sozinhos.

 

2) Estabeleça uma rotina

Para sentir fisicamente a fome e, depois, a saciedade, você deve fazer regularmente a experiência. Alimente-se em horários fixos. Dez dias depois, você deverá sentir fome pouco antes da hora de comer, mas também você perceberá melhor o seu nível de satisfação.

O conselho é evitar os novos sabores. É mais fácil identificar a saciedade com alimentos familiares.

 

3) Concentre-se no sabor

Preste atenção nas primeiras mordidas. São elas que informam nosso organismo sobre o sabor dos alimentos. Salgado? Muito doce? Amargo? Bom ou ruim? Isto é essencial, pois nós fantasiamos o gosto das próximas mordidas. Isso explica por que podemos engolir o último pedaço de um bolo de chocolate medíocre, porque nos o imaginamos delicioso. Ao contrário do nosso senso gustativo, nossa imaginação não conhece a saciedade.

 

4) Desacelere

O nosso organismo precisa entre quinze e trinta minutos para que os sinais de saciedade sejam registrados. A mensagem entre o estômago e cérebro não é instantânea, algumas enzimas envolvidas no aparecimento de saciedade são libertados cerca de trinta minutos após o inicio de uma refeição.

 

5) Faça uma pausa durante a refeição

Pergunte-se se você ainda está com muita fome, com fome moderada ou quase sem fome. Mesmo se você acha que ainda tem espaço para aquele bolo de chocolate, se não tiver mais fome, não coma. Se ainda tiver fome, continue. Mas atenção aos sinais do seu corpo.