Saúde Mental

Entenda como a percepção é diferente entre as pessoas

Por Rafaela Monteiro 30/12/2013

percepcao

O que eu percebo, que pode ser tão óbvio pra mim, pode não ser nada óbvio pra outra pessoa. As pessoas são diferentes e suas percepções também. Muitos problemas de relacionamento e comunicação vem desse fato. Por causa das diferentes formas de perceber. Nossa percepção não é só diferente da dos outros, mas podemos perceber diferente dependendo do contexto que nos encontramos.

Muitos se magoam pois acham que a outra pessoa tinha que ter percebido isso ou aquilo. Muitos pensam que não é preciso falar, se comunicar, se expressar, que o outro tem ou tinha que perceber tal fato ou atitude. Muitos agem acreditando ou querendo comunicar algo com suas atitudes e desejando que a outra pessoa perceba exatamente o que se quer comunicar. Mas isso é muito complicado.

 

Verbalizar… dialogar

Você pode agir ou verbalizar algo, com a certeza de que está se comunicando de forma clara, e quem lê ou ouve pode nem sequer imaginar ou entender o que se quis dizer. Assim, muitas pessoas se afastam, mesmo estando de baixo do mesmo teto. Se distanciam mesmo morando ou dormindo na mesma cama. Percepção é algo tão singular e particular e, muitas das vezes, difícil de ser discutido.

Por isso, por mais difícil que seja, verbalizar claramente pode ser o melhor caminho. Dialogar. Se comunicar. Se expressar. Relacionamentos interpessoais comumente não são fáceis. E a comunicação clara, sem ruídos, ajuda muito a esclarecer  problemas e a construir relações mais transparentes.

 

Fácil?

Claro que isso não é nada fácil. Existem pessoas que não conseguem se comunicar claramente, não conseguem expressar seus sentimentos, não conseguem estabelecer diálogos, e isso é mais comum do que se pensa. Ajuda de psicoterapia é muito útil nesses casos. Um terceiro que é preparado para ajudar pode ser um facilitador na comunicação de pais e filhos, marido e mulher, irmãos, amigos, enfim. Relacionamentos que as vezes se destroem com o tempo pela falta de comunicação e pela ideia de que o outro não percebeu o que se acha que foi claramente comunicado, e muitas vezes (pra não dizer na grande maioria dos casos), não foi.

Se relacionar as vezes não é fácil, exige paciência, renúncia, tolerância. Lembre que nem sempre o outro percebeu aquela atitude ou palavra dita que achamos que ele tinha que ter percebido. Comunicação verbal e clara, diálogo, é sempre a melhor saída para expressar nossos sentimentos, sejam eles quais forem.