[the_ad_group id="16403"]
Saúde Mental

Induzir o vômito está entre os sintomas de bulimia. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 19/09/2014

A bulimia é uma doença em que uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Para evitar os efeitos dessa ingestão desenfreada em relação ao ganho de peso, as pessoas com sintomas de bulimia tendem a expelir o alimento logo após a ingestão, antes que ele seja absorvido.

Já se sabe atualmente que a bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. Entre o público feminino o distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas.

sintomas-de-bulimia

Sintomas são pouco aparentes mas podem ser notados por pessoas próximas do bulímico. Foto: Shutterstock

A pessoa com bulimia geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento bulímico.

A causa exata da bulimia é desconhecida. No entanto, o mais provável é que a bulimia ocorra pela soma de mais de um fator, entre eles fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. Na bulimia, o consumo excessivo de alimentos pode ocorrer várias vezes por dia durante vários meses.

Conheça os principais sintomas de bulimia

Entre os principais sintomas de bulimia está um fato difícil de detectar: é comum que a pessoa acometida por esse distúrbio consuma uma quantidade exagerada de alimentos calóricos.

No entanto, essa prática geralmente ocorre sozinha e escondida das demais pessoas, justamente para que não haja nenhum ato de repreensão.

Após comer desenfreadamente e sentir o sabor das comidas escolhidas, a pessoa com o distúrbio sofre com outro dos sintomas de bulimia: o sentimento de desgosto e peso na consciência proveniente dessa ingestão exacerbada. Além disso é um dos sintomas um grande medo do aumento de peso.

Para isso, a pessoa acaba apelando por processos de purgação. Geralmente os métodos escolhidos para expelir a comida do organismo são o vômito autoinduzido , uma prática excessiva de exercícios físicos como forma de uma falsa compensação e também o uso de substâncias como laxantes e diuréticos sem prescrição médica.

Esse processo de eliminação forçada dos alimentos consumidos tende a gerar uma sensação de alívio na pessoa que sofre com os sintomas de bulimia.

Como detectar os sintomas de bulimia

Também é comum perceber que uma pessoa que possui algum dos sintomas de bulimia tende a ir de forma regular ao banheiro logo após as refeições. Também é hábito comer de forma rápida e em grandes quantidades, devido a necessidade de que os alimentos sumam rapidamente, para igualmente de forma rápida virem a ser eliminados após seu consumo.

Pessoas com bulimia geralmente têm peso normal, mas se veem com excesso de peso. Como o peso da pessoa geralmente está normal, outras pessoas podem não notar esse distúrbio alimentar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]