Estética

Mitos e verdades sobre as orelhas e os ouvidos

Por Redação Fortíssima 30/12/2013

how-to-care-for-your-ears-1Mito: Para limpar as orelhas e os ouvidos, cotonetes, chaves ou dedos são recomendados.

Verdade: Não coloque nada nas suas orelhas.

Muitas pessoas acreditam que as orelhas e ouvidos devem ser limpos profundamente para serem saudáveis. Na verdade, os ouvidos não precisam de limpeza, pois eles se limpam sozinhos. A pele do canal do ouvido (cerume) migra para fora e age como um protetor do tímpano. Muitas vezes, tentar limpar com o cotonete pode empurrar a cera para dentro, causando bloqueio e potencial de perda auditiva temporária ou até mesmo a perfuração acidental da membrana timpânica. Neste caso, um prejuízo sério para os ossos da audição pode resultar na necessidade de uma cirurgia de emergência.

 

Mito: Se o ouvido dói, deve ser uma infecção.

Verdade: A dor é geralmente causada por algo menos grave.

 

Uma das principais causas de dor de ouvido é uma inflamação da articulação temporomandibular. A articulação mandibular fica muito próxima do canal auditivo e, por isso, a maioria dos nervos da dor são compartilhados.

A otite externa é outra causa comum da dor de ouvido. Esta é a resposta do ouvido após passar muito tempo úmido. Calor, umidade, poluição e outras sujeiras do ambiente são a situação ideal para as bactérias e fungos se desenvolverem e se multiplicarem, causando uma infecção.

Uma outra causa de dor de ouvido é a otite média, uma infecção do ouvido moderada. Esta infecção ocorre após uma infecção das vias respiratórias superioras que alcançam as orelhas através dos tubos auditivos.

A neuralgia, inflamação dos nervos ao redor da orelha, pode causar uma dor insuportável, que pode parecer como se seu ouvido estivesse recebendo agulhadas ou facadas.

 

Mito: os barulhos não me fazem mal aos jovens

Verdade: os barulhos altos podem danificar os ouvidos de qualquer pessoa, independente da idade.

 

Danos ao ouvido podem resultar da exposição a barulhos muito altos, como de canhões, sons industriais, materiais de construção, música alta – principalmente via fone de ouvido.

Mas como saber se você tem a audição comprometida? Se você ouve um assovio, um congestionamento auricular ou uma perda auditiva após uma exposição a barulhos, provavelmente as células delicadas dos ouvidos sofreram danos.

Infelizmente, a maior parte dos danos auditivos é permanente, portanto o melhor tratamento é a prevenção. Protetores de ouvido devem ser usados em qualquer situação de barulho em excesso:

  • Locais de trabalho barulhentos
  • Ao usar ferramentas elétricas e equipamentos de construção barulhentos
  • Durante a utilização de armas de fogo
  • Perto ou utilizando uma motocicleta barulhenta
  • Quando exposto a shows de música alta

 

Mas a proteção auditiiva não deve ser volumosa. Os tampões de ouvido de hoje em dia são praticamente invisíveis. Além disso, alguns dispositivos de escuta pessoal têm limites em volume, para prevenir a exposição ao excesso de barulho.