Estética

Descubra como manter a beleza em momentos de economizar água

Por Redação Doutíssima 24/02/2015

O Brasil está vivendo uma das maiores crises hídricas da história. Nunca se falou tanto em economizar água do que agora. A falta e o racionamento de água deixaram de ser um problema apenas do sertão e passaram a atingir também os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

economizar agua

Lenços umedecidos e banho mais rápido são alternativas para a economia de água. Foto: iStock, Getty Images

 

Em tempos de crise, todos os habitantes do país precisam ajudar a evitar desperdícios, seja os que vivem nas regiões de seca ou não. Mas como manter a beleza, a higiene e ao mesmo tempo economizar água?

Não é o caso de deixar de tomar banho, não puxar a descarga do sanitário ou lavar as mãos após ir ao banheiro, mas sim de adotar alguns hábitos diferentes. Em pequenas situações, gastamos mais água do que imaginamos. Hoje, cada litro do líquido faz muita diferença.

 

Cuidar de seus cabelos e economizar água

 

O tempo considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU) para higienizar o corpo é um banho de ducha de 5 minutos, o que gasta em média 45 litros de água. Mas que mulher, com cabelos compridos, faz isso nesse tempo?

Geralmente, é gasto em torno de 15 minutos para lavar os cabelos e o corpo durante o banho. Nesse processo, mais de 130 litros de água vão pelo ralo. Por conta disso, a melhor forma de economizar água é diminuindo o banho.

 

As meninas com cabelos normais ou secos podem começar a lavar os cabelos de dois em dois dias e, ainda assim, ele estará limpo. Quem tem os fios oleosos e com caspa, pode apostar em shampoo a seco por até três vezes semanais e passar talco no couro cabeludo, pois ambos funcionam.

Banhos frios também ajudam, já que a água quente estimula a produção de glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade do couro cabeludo. Evite usar cremes na raiz do cabelo e, principalmente, condicionadores a seco.

 

Como se higienizar e economizar água

Você é uma daquelas pessoas com manias ou ‘tiques’ de limpeza? Quando sai do ônibus, cumprimenta alguém ou encosta em um corrimão e já vai correndo lavar as mãos?

Então você precisa saber que a cada lavada de mãos de 30 segundos com a torneira aberta, gasta-se de um a três litros de água.

Para economizar água e manter as mãos livres de bactérias, você pode começar a usar o álcool gel. Contudo, para fazer efeito, ele deve de ter 70% de concentração de álcool.

Agora, se a sua mão está realmente suja, o ideal é usar água e sabão, mas lembre-se de fechar a torneira enquanto ensaboa.

Se para lavar as mãos você gasta quase três litros de água em apenas 30 segundos, imagina quanto é desperdiçado ao lavar o rosto para retirar a maquiagem.

Uma alternativa para economizar água é comprar lenços umedecidos para retirar o excesso de make antes de lavar o rosto.

Você também pode usar cremes adstringentes para higienizar o rosto após retirar a maquiagem ou para limpar o suor. Mas escolha um tipo adequado para a sua pele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!