Beleza > Estética

Aprenda o passo a passo para uma drenagem caseira

Por Redação Fortíssima 07/05/2016

Movimentos precisos e rítmicos são os principais ingredientes necessários em uma drenagem caseira. Embora aparentemente simples diante de tantos procedimentos estéticos avançados, a técnica proporciona uma série de benefícios. Além de diminuir a retenção de líquidos e o inchaço, ela ainda ajuda a evitar a celulite.

Ao aprender os movimentos corretos e dominar a técnica, você consegue até mesmo reduzir alguns centímetros nas medidas, além de melhorar a elasticidade da pele. Vale aprender como funciona.

drenagem caseira

Movimentos devem ser leves e suaves. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como fazer uma drenagem caseira

A drenagem caseira pode fazer parte da sua rotina, mas é importante lembrar que dificilmente vai trazer resultados iguais aos de um centro especializado, que conta com um fisioterapeuta ou massoterapeuta. Ou seja, pode ser uma alternativa complementar. Antes, porém, é preciso aprender o passo a passo.

  1. Comece tomando um banho para retirar quaisquer resquícios de suor, cosméticos ou impurezas da pele. Isso ajuda a garantir uma melhor absorção dos cremes e um resultado melhor na drenagem caseira.
  1. Na sequência, você vai começar a eliminar o excesso de líquidos. Para isso, é necessário desobstruir os gânglios linfáticos. O processo consiste em fazer movimentos circulares sobre eles por cerca de dois minutos. Os gânglios se encontram atrás dos joelhos e das coxas, assim como na região da virilha, embaixo dos braços e no abdômen, ao redor do umbigo.
  1. Por fim, hora de fazer a massagem. O ideal é contar com o auxílio de um creme, para que as mãos deslizem pelo corpo com facilidade. Os movimentos devem ser executados respeitando a direção do sistema linfático: de baixo para cima. O toque das mãos não deve ser forte e rápido, pelo contrário. Certifique-se de fazer movimentos lentos e suaves.

Benefícios da drenagem linfática

São duas as principais vantagens da drenagem linfática: diminuir a retenção de líquidos e atuar na prevenção e combate à celulite, pois ela favorece a circulação sanguínea e fortalece os tecidos.

Mas é necessário lembrar que nenhuma técnica de estética surte efeitos sozinha. A retenção de líquidos e a celulite são resultado de fatores como má alimentação, sedentarismo, alterações hormonais e estresse, que ocasionam baixa oxigenação do tecido cutâneo. Para reverter o quadro, portanto, também é preciso atacar essas causas.

Além da drenagem caseira, o ideal é aderir também a hábitos mais saudáveis de vida. Procure manter uma dieta balanceada e praticar exercícios, no mínimo, três vezes durante a semana. Você vai sentir a diferença.

Gostou das dicas? Vai fazer a drenagem caseira? Depois nos conte os resultados aqui nos comentários.