A puberdade se manifesta pelo aparecimento das chamadas características sexuais secundárias: aumenta a quantidade de pelos do corpo, o crescimento dos seios, a primeira menstruação e o aumento do volume dos testículos e do pênis os meninos. Essas mudanças começam em torno de 9 ou 10 anos nas meninas e aos 12 nos meninos, tendo uma duração de cerca de seis anos. A puberdade marca o fim da infância e o começo da vida adulta. As vezes, ela vem muito cedo, o que chamamos de puberdade precoce. Esse é um fenômeno cada vez mais comum. Saiba mais sobre o assunto.
A puberdade precoce central
A puberdade precoce central responde a uma ativação precoce de mecanismos neurológicos e hormonais que regulam as funções sexuais. O cérebro, por meio de secreções de certos neurônios no hipotálamo, é responsável pelo aumento do volume e da maturação das gônadas (os testículos nos meninos, os ovários nas meninas) e, portanto, o desenvolvimento de características sexuais secundárias. A puberdade precoce central geralmente aparece antes dos 8 anos em meninas e antes de 9 anos nos meninos.
Nestes casos, o hormônio LH (luteineizante lutropina) e do hormônio FSH (folículo estimulante) atingem prematuramente o nível adulto. A puberdade precoce central é uma resposta à mudanças no cérebro, problemas genéticos ou mesmo tumores que liberam hormônios. Nos meninos, a principal razão detectada por médicos é tumoral. No entanto, as causas desta doença são desconhecidas em nove a cada dez casos entre as meninas e cinco em cada dez casos em geral.
A puberdade precoce periférica
É menos freqüente do que a citada antes e é mais fácil de detectar, graças a um teste chamado Synacthen, usado para avaliar o funcionamento das glândulas adrenais através da injeção de um hormônio. A única diferença entre a puberdade precoce periférica e a puberdade precoce central é que, na periférica, as células sexuais permanecem imaturas. O responsável por esse problema geralmente é uma hipertrofia congênita das glândulas supra-renais ou um tumor que libera hormônios, estrogênio ou andrógeno.
A puberdade precoce dissociada
A puberdade precoce dissociada também é chamada de incompleta. Ela corresponde ao aparecimento de uma característica sexual isolada. A criança pode ver seus seios crescerem rapidamente, a aparição de pelos pubianos ou ter um sangramento genital isolado. Todos esses fenômenos, muitas vezes respondem a uma disfunção e menos disfunção do eixo hipotálamo-hipofisário-gonadal. No entanto, fique atento à esse sangramento precoce, pois ele pode ser sintoma de uma doença mais grave.