Filhos

Confira dicas sobre como agir com criança chantagista

Por Redação Doutíssima 10/12/2015

A chantagem é uma estratégia que infelizmente se faz presente na vida de muitos adultos. Mas e quando uma criança é chantagista com os pais e pessoas próximas para conseguir o que deseja? Lidar com a situação exige firmeza dos responsáveis.

Como age uma criança chantagista

As atitudes são as mesmas, muda apenas o endereço. Para realizar uma tarefa ou até mesmo comer, os pequenos pedem algo em troca. Um brinquedo, um presente, a quebra de uma regra, enfim, uma recompensa para realizar o que para elas é uma ação chata e desinteressante.

chantagista shutterstock doutissima

Para evitar que a criança tenha comportamento chantagista é precisa definir limites. Foto: Shutterstock 

Aos poucos, essa necessidade de receber algo em troca daquilo que os pais pedem ou esperam se torna rotina. E esse espírito chantagista vai se consolidando na relação familiar. Se não for combatido, aos poucos, os pais podem começar a ceder antes mesmo da criança fazer manha ou prometer um mimo se o pequeno fizer o que desejam.

Por parte das crianças, essas atitudes chantagistas são acompanhadas por birra e choro, principalmente entre os menores. Combater esse comportamento é fundamental para que os filhos tenham conhecimento pleno de convivência em sociedade e desenvolvam sua autonomia.

Como lidar com as chantagens infantis

Para a psicóloga Patrícia Sheeren, é tudo uma questão de limites. “Limite é necessário para o desenvolvimento, pois é organizador”, explica.

A especialista diz que pais devem estar alinhados quanto aos limites que são impostos para os filhos. Ambos precisam concordar com quais atitudes devem ser tomadas a cada situação. E ambos devem lidar com os acontecimentos da mesma forma, conforme o acordado previamente.

Patrícia afirma que a chantagem usada pelos pequenos é apenas uma das formas de testar esses limites. As regras não podem ser extremamente flexíveis para que a criança aprenda a conviver com elas.

Os pais devem ser firmes naquilo que escolheram como ideal de educação e criação dos filhos. A psicóloga comenta que quem cria a criança se torna para os pequenos um modelo de como se relacionar. Então, é preciso manter uma conduta que provavelmente será replicada nas próximas gerações da família.

Por isso, pais que usam ameaças e chantagem para controlar o comportamento infantil possivelmente terão que enfrentar as mesmas atitudes vindas dos filhos. E essa atitude pode ser levada para a vida adulta deles.

Além de impor e manter os limites, eles precisam ser bem claros para as crianças. Conforme o desenvolvimento, os pequenos passam a ter uma maior compreensão da conversa e falar sobre as razões que levam o pai ou mãe a ter uma determinada atitude precisam ser comunicadas.

Patrícia ainda ressalta a importância de adaptação dos limites impostos pelos pais para cada faixa etária. Em caso de mais de um filho, a comunicação sobre as regras deve ser mais clara ainda para que o cenário pareça justo para todos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!