O inverno vem com tudo e junto com ele a rotineira dor de garganta. Para não encher o metabolismo de anti-inflamatórios e antibióticos, confira estas dicas naturais para aliviar os incômodos da dor de garganta e conseguir levar sua vida (quase) normalmente.
- Mel
O mel tem propriedades antibacterianas que aceleram a cicatrização da garganta maltratada. Também ajuda a drenar água para fora do tecido inflamado, reduzindo inchaço e desconforto. A cada pouco tome uma colherada, ou adicione mel no seu chá.
- Limão
Tente espremer meio limão em água quente e adoce com mel. Vitamina C nesse momento não vai fazer mal. 😉
- Alho
Os benefícios do alho são comprovados. Além de antibacteriano potente, o alho funciona como antitérmico e expectorante natural. Para acabar com a dor de garganta, corte um dente de alho em 4 pedaços e deixe de molho em um copo de água durante a noite. Pela manha, em jejum, tome a mistura (para não ficar com mal hálito mastigue casca de maçã). Repita o processo por 2 ou 3 dias e você vai perceber alívio na dor de garganta.
- Sal
Assim como o mel, o sal puxa a água da mucosa inflamada, desinchando-a. Experimente fazer gargarejo de água com sal 4 vezes por dia.
- Água
Tome muita água para não deixar a garganta secar. Também deixe uma bacia de água no quarto durante a noite, para naturalmente umidificar o ar.
Fontes: Web MD, Best Health, Medicina Geriátrica.