Especialidades > Primeiros Socorros

Como agir em caso de derrame (AVC)

Por Redação Doutíssima 13/09/2013

Existem alguns sinais que, se identificados rapidamente, podem ajudar a prevenir um quadro de Derrame (AVC) ou ajudar a ganhar tempo e evitar grandes sequelas quando alguém têm um acidente vascular cerebral.

asjds

Sintomas

A dor de cabeça intensa que vem do nada é um dos possíveis sintomas do derrame. Seja em derrame isquêmico, aquele causado pelo entupimento de uma artéria do cérebro, ou hemorrágico, em que há a ruptura de um vaso na massa cinzenta, a dor de cabeça pode ser o primeiro sinal.

Algumas alterações motoras e sensoriais em apenas um lado do corpo, geralmente o esquerdo, podem ser um alerta para o derrame. Contrações ou paralisias, como boca torta, por exemplo, também são alguns sintomas do quadro.

Sensações de vertigem, visão dupla e dificuldade em articular palavras também são sinais que o cérebro manda para dizer que alguma coisa vai mal.

Os desmaios podem ocorrer seja em derrame isquêmico ou hemorrágico devido à dor e a todos os outros sintomas. E, como todo desmaio, merece a atenção de um médico. E rápido.

 

O que fazer?

Se alguém ao seu redor apresenta alguns ou todos os sintomas de um acidente vascular cerebral, o tempo é a principal arma para preservar o cérebro dos danos que o derrame pode causar, portanto, contacte imediatamente o número da emergência médica. Ganhar alguns minutos pode diminuir os riscos de que o paciente tenha sequelas graves.

Se estiverem longe e a ambulância for demorar muito, leve a vítima imediatamente ao hospital, se possível, prefira levá-la diretamente a um hospital com serviço de assistência neurológica. Coloque a vítima sentada ou deitada no banco de trás do carro, da maneira mais confortável possível.

 

Remédios

Quando os sintomas de acidente vascular cerebral se apresentam, não ofereça, em hipótese alguma, medicamentos à vítima, pois alguns remédios podem agravar o quadro do derrame.

 

 

Fonte: Saúde Abril