Especialidades

Você sabe como lidar com o sonambulismo? Veja dicas essenciais

Por Redação Doutíssima 24/05/2014

Muitas vezes alvo de piadas e cercado de mitos, o sonambulismo é um tipo transtorno do sono no qual o cérebro desperta de forma desequilibrada. Também chamada de parassonia, a doença tem como característica principal a alteração de comportamento durante o sono.

Quem é acometido por sonambulismo pode acordar no meio da noite longe da cama, assustado e sem saber como – e por que – chegou até ali. Tal condição pode implicar em comportamentos que representam riscos à integridade física. Por isso, é fundamental saber como lidar com o sonambulismo.

como lidar com o sonambulismo

Sonâmbulo pode ser acordado, desde que isso seja feito de forma muito tranquila. Foto: Shutterstock

A doença atinge também adultos, mas é mais frequente em crianças: 17% dos jovens até 13 anos enfrentam os desafios sobre como lidar com o sonambulismo. Na população infantil, o fenômeno pode ser considerado normal e é bastante relacionado ao amadurecimento do cérebro da criança. Além disso, em cerca de 65% dos casos, há uma predisposição genética.

Entre os adultos, o sonambulismo pode ser provocado por uma junção de fatores, entre eles, situações de estresse, consumo de bebida alcoólica ou de drogas e a presença de doenças, como a apneia do sono, que modificam o padrão do sono, da mesma forma que ocorre com a ingestão de determinados medicamentos.

Saiba como lidar com o sonambulismo

Embora se trate de um distúrbio importante, ele não implica em grandes preocupações sobre como lidar com o sonambulismo. Em primeiro lugar, é preciso respeitar a condição e levar o fenômeno a sério. Tratá-lo como uma brincadeira pode resultar em riscos desnecessários.

Para os pais que têm filhos nestas condições e desejam aprender como lidar com o sonambulismo, é importante saber que eles exercem papel fundamental no cuidado com a criança. É preciso garantir que o ambiente do sono tenha pouca luz e não seja alvo de barulhos externos. Também devem ser evitadas as atividades com potencial de agitar seu filho, como o uso prolongado de televisão, computador, celular e videogame.

Caso presencie a criança “vagando” pela casa durante à noite, pode haver dúvidas sobre como lidar com o sonambulismo. Nestes casos, médicos indicam que acordar o sonâmbulo não é contraindicado, desde que ele seja direcionado até a sua cama ou desperto de forma bastante tranquila, lembrando que há riscos de seu filho apresentar um quadro de confusão momentânea.

Enfrentando o sonambulismo

1. Crie um ambiente seguro: tranque portas e janelas antes de ir para a cama e retire do caminho objetos que podem provocar tropeços e quedas. Camas do tipo beliche devem ser evitadas para crianças. É recomendável ainda obstruir o acesso a escadas. Lembre-se também de esconder objetos pontiagudos, como tesouras e facas.

2. Elimine o estresse: episódios de ansiedade e insônia podem agravar o quadro de sonambulismo. Por isso, enfrente o distúrbio com uma rotina noturna mais relaxante. Antes de dormir, opte por atividades tranquilas, como meditar, ler ou mesmo tomar um banho quente e revigorante.

3. Discipline o seu sono: procure dormir de forma adequada todas as noites. Tente criar uma rotina, estabelecendo um horário para dormir e para acordar, buscando obter um padrão regular de sono. O quadro de sonambulismo pode ser motivado por fadiga e privação do sono.

4. Procure um médico: episódios frequentes elevam os riscos de sonolência diurna excessiva ou de alguma lesão. Um especialista pode receitar medicamentos sedativos ou antidepressivos, reduzindo a ocorrência do fenômeno. O médico também investigará as causas do sonambulismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Mitos e verdades sobre o sonambulismo

Como tirar o sono durante o dia

11 alimentos que estimulam o sono

Saiba mais sobre os remédios para dormir

Como dormir mais rápido

10 dicas para dormir bem todas as noites

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento