Dança > Slider Home

Vai cair no samba? Saiba como se preparar para a folia

Por Redação Fortíssima 27/02/2017

O Carnaval está aí e nada melhor do que aproveitar o feriadão para cair no samba e se divertir muito. Mas para usufruir plenamente das festividades, é importante estar preparado antes, durante e depois da curtição. Afinal, aguentar horas em pé pulando nem sempre é tarefa fácil para o organismo – especialmente com o calor típico da época.

Para garantir disposição e energia na hora da folia, a dica é manter alguns cuidados específicos relacionados à alimentação e hidratação do organismo. Acredite, isso faz toda a diferença.

Dicas de nutrição para cair no samba

A nutricionista Ana Ceregatti destaca que o primeiro cuidado no ritmo frenético do Carnaval é evitar o consumo de alimentos muito pesados, de difícil digestão. De acordo com ela, é fundamental ter moderação na hora de consumir doces, carnes, leites e derivados, sanduíches, petiscos e alimentos processados.

“O ideal é moderar também no consumo de bebidas alcoólicas e intercalar com a ingestão de água. Uma alimentação natural e saudável vai garantir mais bem-estar e disposição para os foliões”, garante.

Com tantas restrições, você sabe quais são os alimentos que devem fazer parte da dieta no Carnaval? Entre as opções ideais, segundo Ana, estão os cereais integrais, como aveia e quinoa e as frutas secas. Eles são fontes de carboidratos, responsáveis por fornecer energia ao corpo.

Outra dica da especialista é ter sempre por perto alimentos que hidratam e nutrem, como sucos de frutas naturais sem adição de açúcar, água de coco e frutas inteiras. Mas é preciso atenção: no Carnaval, comer somente frutas e verduras não é recomendado, pois o corpo precisa de carboidratos para ter energia.

Para acompanhar uma deliciosa salada, Ana indica o consumo de arroz ou macarrão integral, raízes como batata doce, cará e inhame, além de grãos como feijão, lentilha e grão de bico, que são ótimas fontes de proteína e carboidratos.

O médico endocrinologista Mohamad Barakat também conta com algumas orientações para quem vai cair no samba. De acordo com ele, é muito importante beber água e não fazer jejuns prolongados nos dias de folia.

Barakat ressalta que no Carnaval muitas pessoas não estão prontas para o esforço físico e acabam exagerando. Por isso, o ideal é se preparar com antecedência. “Se for ficar muito tempo dançando ou andando nos blocos de rua, alongue os músculos antes de começar as comemorações”, aconselha ele.

cair no samba-doutissima-shutterstock

Antes de cair no samba, prepare o seu corpo. Foto: iStock, Getty Images

Como curar a ressaca?

Retomar a rotina depois de quatro dias de Carnaval não é tarefa fácil. Para quem abusou do álcool, a nutricionista Ana conta com uma dica para ajudar a aliviar a ressaca. Ela consiste em ingerir um copo de suco natural de laranja, com uma colher de chá de suco de limão e uma pitada de cúrcuma em pó.

Já o endocrinologista Mohamad Barakat lembra que no período depois da folia é necessário reparar os danos causados ao organismo e ajudar o corpo a se recuperar do mal-estar e das dores musculares. Para isso, a dica é apostar nos sucos desintoxicantes, praticar exercícios e optar por refeições leves, repletas de folhas e legumes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!