Cirurgia Plástica

Os riscos da cirurgia plástica

Por Redação Doutíssima 23/04/2013

K640_cirurgia palstica

Como qualquer intervenção cirurgica, ela  não é isenta de riscos e pode causar algumas complicações. Os principais riscos são:

· Anestesia. Se a anestesia geral ou local envolve riscos, eles devem ser informados ao paciente durante a consulta. Suas conseqüências são diversas e vão de uma simples erupção até a morte.

· Hemorragia. Hemorragia interna pode ser causada por um pequeno  esforço. Se o sangramento não é muito grande, ele irá cessará normalnte  ou então o cirurgião executará uma drenagem. Em caso de hemorragia externa: Se a situação persistir, o cirurgião poderá precisar abrir a incisão.

· Infecção. Pode se manisfestar poucos dias após a operação. Caso se agrave, é necessário uma internação.

· Cicatrizes. Qualquer cirurgia vai deixar uma cicatriz. O proceso de cicatrização varia de um indivíduo para outro, podendo ser mais rápida ou mais lenta (até 3 anos mas dura geralmente de 6 a 12 meses) e poderá ser mais ou menos visível. Uma cicatriz normal torna-se vermelha e irritada após cerca de um mês e lentamente evolui para a sua fase final, tornando-se branca e lisa.

Perigos psicológicos de intervenção

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Laval, publicada pelo American Journal of Epistemology, mulheres  com implantes mamários tiveram um aumento na taxa de mortalidade por suicídio em 73%. Isto é explicado pelo aumento da fragilidade e baixa auto-estima daqueles que recorrem à cirurgia estética. Na verdade, muitas mulheres se obtêm mais benefícios a partir de uma consulta com um psicólogo do que com uma cirurgia plástica.

As imagens veiculadas pelos meios de comunicação cria sonhos irrealistas e, por vezes, essas mulheres acabam sofrendo uma grande decepção. Muitas vezes essa nova aparência física perturba completamente o equilíbrio e afeta a saúde mental de seus adeptos Em especial, existe um risco de dependência e algumas mulheres  acabam realizando múltiplos procedimentos , ignorando completamente os seus riscos.

Prevenindo riscos

– Certifique-se que das qualificações do cirurgião: o profissional deve possuir uma licença emitida pelo CRM. Diferentes cirurgiões possuem diferentes pontos de vista, então caso não se sinta confortável com a opinião de um único médico, procure outros antes de realizar o procedimento.

– Cuidado com os médicos ocupados demais e que marcam a cirurgia para uma data muito próxima(normalmente seguem um período de pelo menos 15 dias de reflexão), assim como aqueles que utilizam excessivamente da publicidade que é proibida na área médica. Você estará lidando com não-profissionais.

– Não aceite qualquer intervenção sem uma consulta e análise detalhada do seu caso.

Finalmente, não se esqueça que este é um assunto sério e que negligenciando qualquer um dos aspectos acima, você estará sujeito a colocar a sua saúde em risco.