Cirurgia Plástica

Conheça a lipoaspiração tumescente, opção para acabar de vez com a gordura localizada

Por Redação Doutíssima 25/08/2014

Conhecida como a revolução da cirurgia plástica, a lipoaspiração tumescente é a nova opção para remover a gordura localizada sem a necessidade de anestesia geral ou internação. Além disso, ela apresenta rápida recuperação.

Lipoaspiração tumescente é técnica inovadora

Com tudo isso, a técnica se torna ideal para quem gostaria de passar por uma lipoaspiração, mas tem medo dos riscos que ela pode causar. Quer saber mais sobre esta técnica inovadora da cirurgia plástica? Veja nesse artigo tudo sobre a lipoaspiração tumescente e entenda como ela pode lhe proporcionar a silhueta que você tanto deseja.

lipoaspiração-tumescente

Técnica de lipoaspiração tumescente é opção moderna para moldar a silhueta. Foto: Shutterstock

O que é a lipoaspiração tumescente

Este procedimento foi desenvolvido pelo cirurgião Jeffrey Klein nos anos 1980, e consiste em uma técnica de lipoaspiração que utiliza anestesia local em vez da geral ou anestésicos. Antes desta técnica, os procedimentos de lipoaspiração eram realizados com anestesia geral, e esta era a única opção.

No início, pensou-se que este procedimento só seria benéfico para pacientes que necessitavam da remoção de pequenas quantidades gordura. No entanto, mais tarde, o procedimento foi usado com sucesso em pacientes que necessitavam da retirada de uma maior quantidade de gordura.

Além disso, descobriu-se que a utilização de anestésicos locais reduziu significativamente os efeitos secundários no pós-operatório. Atualmente, a lipoaspiração tumescente está se tornando cada vez mais popular como uma alternativa mais segura em relação às técnicas tradicionais de lipoaspiração.

Como funciona este tipo de lipoaspiração

A verdadeira técnica de lipoaspiração tumescente utiliza uma combinação diluída de lidocaína e epinefrina. A solução enche a camada de gordura da pele e faz com que ela inche e se torne mais firme.

Além disso, faz com que os vasos sanguíneos diminuam temporariamente, o que reduz a perda de sangue durante o procedimento cirúrgico, bem como os hematomas, o inchaço e a dor após a lipoaspiração.

Depois que a solução é injetada, o cirurgião faz uma pequena incisão na pele e insere uma microcânula, que está ligada a uma máquina de vácuo. Com o uso contínuo de movimento de “vai e vem”, a gordura é sugada através do tubo para um sistema de recolhimento estéril.

Entenda como é a recuperação

O anestésico local, injetado no tecido adiposo, age por aproximadamente 24 horas após a cirurgia. Com isso, a dor do pós-operatório é bem minimizada. A maioria dos pacientes não têm as famosas náuseas ou a característica sonolência, e são incentivados a caminhar imediatamente após o procedimento para melhorar a cicatrização.

Se o seu trabalho não envolve muito esforço físico, você pode retornar a sua rotina em poucos dias, quando o inchaço diminuir. Embora você veja uma melhora em um período de uma a duas semanas, é preciso pelo menos de três a quatro meses, e em alguns casos, até seis meses, para ver todos os benefícios do tratamento.

Existe algum risco?

Como toda cirurgia, a lipoaspiração tumescente traz benefícios e riscos. As complicações são raras e as mais comuns incluem irregularidades na pele, nódulos, dormência, infecções e cicatrizes.

Se estes ocorrem, na maioria dos casos, eles podem ser facilmente corrigidos. A frequência de complicações é significativamente reduzida quando o procedimento é realizado por um cirurgião plástico qualificado e bem treinado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!