Cirurgia Plástica

Rinoplastia: conheça as principais cirurgias plásticas no nariz

Por Redação Doutíssima 05/12/2014

Existem diversos tipos de rinoplastia, a cirurgia no nariz. Entre eles, as cirurgias estéticas e de correção são as mais comuns e correspondem à maior procura por parte dos pacientes. A rinoplastia de redução, como o próprio nome diz, busca reduzir o tamanho natural do nariz. Pode diminuir tanto a largura quanto a ponta, os ossos dorsais ou as asas nasais.

 

Geralmente, quem recorre a esse tipo de cirurgia busca tornar a estética do nariz mais harmônica, tornando-o mais proporcional ao restante do rosto.

 

rinoplastia

Estéticas e de correção são os tipos mais procurados. Foto:iStock, Getty Images

Dentre os procedimentos para redução, está a ressecção das asas nasais, que retira uma parte do tecido das asas do nariz, seja porque ele parece maior ou está desproporcional ao rosto. A redução do dorso do nariz é outro tipo de rinoplastia redutora.

 

Ela leva em conta a altura, largura e o calombo (giba) nasal. É preciso se submeter a uma avaliação estética, na qual é analisada a etnia e as feições masculinas ou femininas do paciente. Em alguns casos, para diminuir o dorso, é necessário fraturar o nariz, num procedimento chamado osteotomia.

 

Quando o dorso do nariz é muito alto e a ponta é pequena, a cirurgia costuma enxertar cartilagem para projetar a ponta. Quando o dorso é muito largo, o procedimento o deixa mais fino através da raspagem dos ossos. Já quem se sente incomodado com o “caroço” do nariz, tem o excesso de ossos ou cartilagens removidos.

 

Rinoplastia também aumenta o nariz

 

O procedimento para deixar o nariz maior geralmente é procurado quando ele é pouco desenvolvido, devido a problemas congênitos, ou porque a pessoa perdeu uma parte dele em algum acidente, e até mesmo devido a uma outra cirurgia plástica que não ficou como o esperado. A rinoplastia de aumento torna o rosto harmônico e melhora proporções faciais.

 

Neste tipo de plástica, acontece um enxerto de cartilagem, que costuma ser retirada do septo, da orelha ou das costelas. Em alguns casos, também podem ser colocados ossos para aumentar, tirados da ponta do cotovelo ou do crânio.

 

Dependendo da situação do paciente, é possível colocar silicone ou outro material sintético. É mais recorrente a cirurgia para elevar o dorso em pessoas que não gostam do aspecto baixo do nariz.

 

Rinoplastia étnica altera o formato do nariz

 

Como a harmonia da estética nasal é caracterizada pela etnia, a rinoplastia étnica é feita basicamente para fins estéticos. A maior parte dos médicos aconselha pensar bem sobre os traços genéticos antes de se submeter a esse procedimento, que não visa promover a perda de identidade do paciente.

 

A cirurgia busca harmonizar as feições de acordo com as características específicas de cada pessoa, seguindo seu padrão genético e étnico.

 

Cirurgia é solução para lesões em acidentes

 

Alguns acidentes ou machucados podem causar problemas aos ossos e cartilagens no nariz. Para isso, a fim de melhorar a estética e resolver alguma deformidade, recomenda-se a rinoplastia pós-traumática, que busca corrigir desvios no septo e assimetrias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!