No mercado da beleza, os homens também têm seus códigos!
Cada dia mais vaidosos e cansados de utilizar os cosméticos das esposas, hoje em dia os homens reivindicam um espaço na prateleira de cosméticos. Shampoo, condicionador, cremes para massagem e até alisante para cabelos e creme depilatório estão sendo desenvolvidos com cada vez mais frequência para atingir esse novo publico vaidoso, os cromossomos Y.
Satisfazer os homens, esse é o novo desafio das indústrias de cosméticos. Face a face com uma demanda em expansão, as marcas de cosméticos estão se dedicando em campanhas exclusivas para homens. As campanhas são desenvolvidas detalhe por detalhe na intenção de atrair o público masculino, desde códigos visuais específicos, cores, nomes e preços estão sendo adaptados ao novo publico alvo.
O fim do homem guerreiro: é exatamente isso, hoje em dia os homens querem também uma pele bonita, longe de calos nas mãos, querem se sentir bem cuidados igualmente as mulheres querem se sentir independentes! Revolução de ambos os lados então. Os produtos mais vendidos e procurados são os de cuidado com a pele e de tratamento capilar.
A expectativa no aumento de vendas até o ano de 2015, na França, é de 37% ou seja 6,5% por ano. Daqui à dez anos algumas empresas trabalharão exclusivamente para atender o público masculino. Hoje em dia o público feminino tem feito a propaganda e divulgação desses novos cosméticos. Frequentemente as mulheres, ao comprarem um perfume, ou um creme hidratante se deparam com uma “promoção” incluindo artigos para seu companheiro, logo, seduzidas pela bela embalagem e pelo prazer de presentear, elas acabam levando para casa um produto o qual o homem nem havia pensado antes, mas logo, se identifica e precisará de mais. As empresas que trabalham com a exclusividade masculina procuram levar em conta as expectativas masculinas e seus hábitos particulares.
E quais são esses hábitos masculinos? Ao contrário das mulheres, os homens são mais monótonos quando o assunto é o cuidado com si mesmo. Os homens são mais precisos e gastam menos tempo ao procurar algum produto. Por isso mesmo, as empresas estão se especializando em desenvolver logos, estéticas e aparências tipicamente masculinas para atrair visualmente os homens para dentro das lojas.
Promessa de resultados
“Os homens têm uma visão muito funcional da vaidade, eles não consomem por prazer, e sim na expectativa de resultados”
Dedicação exclusiva
A identidade visual dos produtos e dos locais de venda são essenciais para atrair os homens: “Eles precisam reconhecer seus produtos” “Eles precisam se sentir atraídos pelo design geral dos produtos cosméticos.” Os códigos de cores mergulham num universo cada vez mais azul e metalizado no cinza e preto a expectativa de atrair os olhares masculinos para as vitrines.
Os aromas estão sendo adaptados, sabonetes líquidos, olhos essenciais ao aroma de cidra e limão exalam um odor energizante O mesmo princípio esta sendo aplicado para a venda de kits de shampoo e condicionador, cremes de hidratação capilar, para que dessa forma eles não precisem mais de puxões de orelhas de suas mulheres ao usar seus cremes caros. Diga-se de passagem, uma comodidade a mais.
Circuitos específicos
Eles podem encontrar seu produtos de beleza em três tipos de lojas, grandes departamentos, lojas femininas, ou perfumarias masculinas. As grandes lojas de departamento são as responsáveis pela maior circulação de lucro do mercado de cosmético masculino. Lojas específicas de vaidade masculina estimam um percentual de venda superior ao das grandes lojas de departamento.
Hoje, a prioridade das grandes lojas são produtos de higiene básica, como sabonete, shampoos e desodorante, as novas tendências são cremes de massagem, hidratantes faciais, cremes anti-idade.
Nos salões de beleza, o atendimento esta cada vez mais personalizado. Uma nova linha de colorações específica para homens esta sendo consumida. Eles estão indo ao cabeleireiro com mais frequência que simplesmente uma vez a cada dois meses. eles se preocupam não só da barba e do cabelo como também das mãos e das unhas.
A dificuldade que os salões de beleza encontram em atender esse publico masculino é que de tão precisos, os homens nunca ligam para marcar horário, diferentemente das mulheres que programam seu agendamento no salão um mês antes.
Comunicação Focada
Empresas posicionadas como Biotherm ou Delacre Circle, por sua vez, investem nos meios de comunicação em massa, sites de compra, além de revistas masculinas. Mais uma vez, é para oferecer homens campanhas em que eles se identifiquem, campanhas que mostrem ao homem o porquê de se cuidar.
O público tem se mostrado otimista e satisfeito com as novas tendências de vaidade para os homens.
Ao contrário das mulheres, eles não precisam se sentir um astro de cinema para se sentirem bem cuidados, o que eles buscam é realmente produtos objetivos e com bons resultados.
O que você acha dessa nova tendência masculina?