Beleza > Homens

O que é e como usar a trança masculina

Por Redação Fortíssima 29/02/2016

Não são apenas as mulheres que gostam de inovar no visual. Os homens também adotam uma postura camaleônica e abusam do charme nas novidades. Na tendência dos cabelos, depois do coque exibido por famosos como Harry Styles e Jared Leto, é a vez da trança masculina, literalmente, fazer a cabeça dos caras.

Como uma forma de adaptação ao coque, as tranças são uma maneira de aproveitar o comprimento do cabelo para inovar o estilo. Existem diversas formas de usar o penteado, sendo que as mais tradicionais também são utilizadas pelas mulheres, como a escama de peixe e a embutida. Confira dicas para fazer a trança masculina e apostar em uma nova moda para os cabelos.

Trança masculina em cabelos médios ou longos

Aos meninos com cabelo curto, a notícia não é das melhores: fica difícil usar a trança masculina. Para que ela fique bonita e seja possível deixá-la bem feita, o comprimento do cabelo deve ser médio ou longo. Com os fios curtos, não dá para separar mechas suficientes para o penteado.

As tranças têm sido feitas por quem já estava utilizando os coques, tanto no modelo tradicional como samurai, remetendo aos guerreiros japoneses. Como uma forma de atualização, a trança vem sendo formada embutida nos fios mais compridos ou detalhando um corte marcado, a exemplo do risco feito com navalha no lado da cabeça.

Alguns homens mais ousados podem optar por enfeitar suas tranças com flores e glitter, como já vem sendo feito nas barbas mais compridas. Além disso, é possível variar nos estilos, assim como os já explorados pelas mulheres.

Trança masculina

Trança masculina pode ser adotada até em cabelos médios. Foto: iStock, Getty Images

Conheça variedades de trança masculina

São os famosos que costumam lançar as principais tendências e influenciar seus seguidores. Recentemente, alguns jogadores de futebol, como David Beckham, vem postando em suas redes sociais os cabelos com trança masculina. Saiba como fazer:

Tranças rastafári

Entre as preferidas de Beckham, as tranças rastafári remontam um estilo comum entre os africanos. São pequenas tranças feitas diretamente na raiz do cabelo, que acompanham até o fim das mechas. Elas são feitas individualmente, uma ao lado da outra.

Espinha de peixe

O nome desse modelo de trança masculina remete ao formato da espinha de um peixe. Embutida no couro cabeludo, ela é feita como um modelo tradicional, mas puxada desde a raiz. Um pouco complicada de fazer, recomenda-se o auxílio profissional para montá-la. O efeito final dá uma aparência bem cuidada e de quem se preocupa com a aparência. Ideal para que homens com cabelo comprido inovem nos eventos sociais.

Trança tradicional

A mais comum das tranças é feita com apenas uma parte do cabelo, sem necessariamente começar na raiz. Separando as madeixas em três mechas, elas são cruzadas alternadamente para formar a trança. Porém, esse penteado serve apenas para cabelos longos já que precisa de um comprimento maior após a altura do pescoço. Para variar, é possível fazer a trança e prender em coque.

Cuidados com as tranças

Os cuidados com as tranças devem ser semelhantes ao do cabelo normal. Especialmente para o formato embutido, é necessário prestar atenção aos fungos que surgem pela falta de limpeza com shampoo. Assim que o cheiro se tornar forte e desagradável, lave. Evite também utilizar bonés e chapéus.

Gostou das dicas para usar a trança masculina? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!