Estética

4 fatores que influenciam na beleza dos seios

Por Redação Doutíssima 13/05/2013

Você sabia que a beleza dos seios pode ser afetada por pequenos fatores do dia a dia? Mas não se preocupe, existem algumas medidas simples que ajudam a proteger a saúde da mama e mantê-la bonita por mais tempo.

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foram realizadas mais de 140 mil cirurgias de redução de mama e 226 mil colocações de próteses de silicone somente em 2013.

Diante de um número tão alto de intervenções cirúrgicas, muitas mulheres não se dão conta que, para os seios, mais importante que o tamanho é o cuidado com essa região.

beleza dos seios

Alimentação saudável e prática de exercícios podem ajudar a manter seios saudáveis. Foto: Shutterstock

Beleza dos seios: pequena atitude, grande diferença

Preste atenção em quatro fatores que passam despercebidos e que, se você ficar mais atenta a eles, seus seios ficarão mais bonitos e saudáveis.

1. Evite o cigarro

Entre os anos de 1998 e 2006, o cirurgião plástico Brian Rinker, da Universidade de Kentucky, chefiou um estudo no qual desmistificou que a amamentação influencia na beleza dos seios.

O resultado da pesquisa realizada com 132 mulheres revelou que o hábito de amamentar o filho nada tem a ver com os seios perderem a firmeza, mas entre os principais fatores se encontrou o tabagismo.

Isso porque, nas mulheres tabagistas, o fumo quebra a elastina, uma proteína que apoia o seio e dá uma aparência mais firme.

2. Proteja-se durante a exposição ao sol

Manchas e rugas nas mamas são comuns para quem, ao longo dos anos, expõe-se demais ao sol, pois durante o verão, seja por bronzeamento ou decotes usados, essa região fica desprotegida.

Para evitar que a radiação ultravioleta acelere o envelhecimento da pele da mama e afete a beleza dos seios, use sempre o filtro solar.

3. Alimentação inadequada

A beleza dos seios depende, primeiramente, de uma pele mais firme. Procure incluir na sua dieta suplementos ou alimentos ricos em colágeno.

Fontes de aminoácidos, como proteínas (obtidas nas carnes, ovos e soja) e até mesmo na gelatina, podem ajudar na firmeza da pele por mais tempo.

4. Invista em exercícios físicos

As atividades físicas podem ajudar a fortalecer os músculos que ficam atrás das glândulas mamárias. Eles tendem a ficar firmes e projetados para fora, o que dá a impressão de seios maiores.

Você pode fazer flexões. Deitada de barriga para baixo, fique de quatro. Suba e desça os braços (até um ângulo de 90º). Faça quatro séries de oito repetições, três vezes por semana.

À medida em que for ganhando força, aumente a dificuldade, dispensando o apoio dos joelhos e trabalhando flexões normais.

Beleza dos seios: usar ou não o sutiã

Uma pesquisa realizada na França revelou que abrir mão do sutiã reduz dores nas costas e até melhora a aparência dos seios.

Jean-Denis Rouillon, do Centro Hospitalar Universitário de Besançon, pesquisou o efeito da peça em 130 mulheres que, durante anos, não usaram sutiã. O pesquisador revelou que a peça não apoia o seio e até atrofia a região.

Porém, muitas mulheres, por uma questão de conforto, ao praticarem atividades de alto impacto, preferem o uso de tops justos que protejam as mamas desses movimentos. Nesse caso, opte sempre pela forma que se sentir melhor. Afinal, a beleza dos seios passa pelo seu bem estar – e desse você não pode abrir mão.