Estética

Como clarear a pele do rosto: confira receitas caseiras

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

Ter uma pele impecável é sonho de muitas pessoas. Por isso, há uma busca constante por cosméticos e maneiras de como clarear a pele do rosto e melhorar a sua textura. A boa notícia é que alguns métodos caseiros podem atuar tornando a pele mais viçosa e sem manchas.

 

Por que buscar formas de clarear a pele do rosto?

Os seus cuidados de higiene e hábitos de vida são os fatores que ditam a saúde da sua pele. Os principais vilões das manchas e da textura são estresse, falta de sono, má alimentação, poluição, danos dos raios ultravioletas, tabagismo e consumo de álcool.

como clarear a pele do rosto

A exposição solar, o estresse e outros hábitos podem deixar a pele do rosto manchada. Foto: Shutterstock

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica, manchas na pele do rosto são normais à medida que se envelhece. Elas ocorrem quando a camada de superfície superior da pele se expande com mais pigmento e desenvolve o que parece ser uma grande sarda. Algumas pessoas têm predisposição hereditária para esse tipo de manchas.

 

Os pontos da idade muitas vezes aparecem precocemente, mesmo na infância, embora sejam mais comuns em pessoas mais velhas, que passem bastante tempo no sol. Não é preciso se preocupar porque elas não levam ao câncer.

 

Existem milhares de produtos que prometem clarear a pele do rosto e deixá-la brilhosa, mas ao invés de depender deles, é possível tentar remédios caseiros. Eles são simples e fáceis, e podem melhorar a saúde e a aparência da sua pele.

 

Como clarear a pele do rosto com métodos caseiros?

Para clarear a pele do rosto e deixá-la sem manchas, é possível recorrer a procedimentos estéticos, como peeling ou laser. Essas são opções caras, invasivas e necessitam de tempo de recuperação, ou seja, nem sempre são a melhor alternativa.

Uma opção mais barata e sem efeitos colaterais para clarear a pele do rosto são os métodos caseiros, capazes de proporcionar um efeito positivo se usados com regularidade. Confira:

 

1. Máscara de limão

como clarear a pele do rosto

O limão contém propriedades que ajudam a remover as células mortas da pele do rosto. Foto: Shutterstock

O limão é um dos melhores ingredientes para a pele. O ácido cítrico ajuda a mantê-la clara e remove células mortas. O teor de vitamina C auxilia na redução das manchas e aumenta o processo de renovação celular.

 

Aplique o suco de limão em todo o rosto e pescoço. Deixe por 10 minutos e depois lave com água morna. Faça isso diariamente ou em dias alternados, e não esqueça de não sair ao sol com essa máscara porque pode manchar a pele.

 

2. Máscara de açafrão

como clarear a pele do rosto

O açafrão em pó é uma alternativa caseira para suavizar manchas e cicatrizes no rosto. Foto: Shutterstock

O açafrão é um excelente agente antisséptico e ajuda a minimizar cicatrizes e outras marcas. Além disso, é capaz de aliviar doenças alérgicas, inflamatórias e infecciosas da pele.

 

Misture uma colher de sopa de açafrão em pó com suco de abacaxi suficiente para fazer uma pasta. Aplique em seu rosto e pescoço. Deixe até que a massa seque completamente. Em seguida, lave-a com água morna. Siga esse procedimento duas ou três vezes por semana.

3. Máscara de mamão

como clarear a pele do rosto

Para reduzir as manchas do rosto e remover células mortas, o mamão é uma alternativa. Foto: Shutterstock

O mamão pode ser usado para clarear a pele do rosto e melhorar sua textura. Ele tem propriedades de branqueamento  que ajudam a reduzir o aparecimento de manchas. Além disso, a enzima papaína, presente no mamão, tem ação antibacteriana e também auxilia na remoção de pele morta.

 

Pique um mamão maduro em pedaços pequenos, combine com uma colher de chá de pó de sândalo e mel. Aplique a pasta em todo o seu rosto e pescoço. Deixe por meia hora. Em seguida, lave-a com água fria e seque a pele. Faça isso uma vez por semana até notar uma mudança visível em seu tom de pele.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros