Estética

Saiba quais são os tipos de depilação e escolha o seu

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

A depilação é sinônimo de beleza, higiene e sensualidade feminina. Existem diversos tipos de depilação, mas na hora de escolher qual aderir, é fundamental levar em consideração o tipo de pele e de pêlos, além da região que será depilada.

tipos de depilacao

Escolher o melhor método para se livrar dos pêlos, garante uma pele lisa e macia. Foto: iStock, Getty Images

Entre os tipos de depilação estão os que você faz sem a ajuda de um profissional e os permanentes.

Tipos de depilação temporárias

 

As depilações temporárias, como o próprio nome sugere, duram apenas o tempo de os pêlos crescerem novamente. Esse tempo vai depender do método utilizado. Veja algumas alternativas para quem quer se livrar dos pelinhos por alguns dias.

Lâmina

É um dos tipos de depilação mais simples e baratos. As lâminas descartáveis podem ser adquiridas em farmácias a baixo custo. A sua utilização não causa dor e cabem em qualquer lugar, como dentro da bolsa, por exemplo.

As desvantagens dessa depilação é o curto período de duração. Geralmente, de dois a três dias. Isso porque ela corta apenas a superfície dos pêlos. O método também pode causar irritações, ressecamento e cortes na pele.

Aparelhos elétricos

Existem dois tipos de aparelhos elétricos que podem ser utilizados na depilação. O primeiro arranca os pêlos desde a raiz e dura em média 20 dias. O segundo retira a parte superficial e dura cerca de uma semana.

Ambos os métodos são mais dolorosos e têm um custo mais elevado do que as lâminas. Sua utilização não é recomendável para peles lesionadas, irritadas ou com queimaduras do sol, principalmente na virilha e axilas.

 

Cremes depilatórios

É um dos tipos de depilação menos indicados para os pêlos do rosto. Eles podem causar irritações devido ao cheiro forte. É indolor e age destruindo a queratina dos fios.

Você pode adquirir os cremes depilatórios em farmácias com preço acessível. Contudo, uma embalagem dura de uma a três aplicações. Neste processo o creme é aplicado sobre a região desejada. Em seguida o produto é retirado com uma esponja ou espátula.

É importante retirar todo o creme da pele para evitar alergias. Depois de feita a depilação os pêlos demoram de três a cinco dias para aparecer.

Cera quente

Este método pode ser feito em casa ou em um salão de beleza. É um dos mais populares e com maior duração: entre 20 e 30 dias. Após ser esquentada em um aparelho, a cera é aplicada na região e retirada com um papel ou com a própria cera.

Apesar de ser dolorosa, a cera quente tem propriedades relaxantes e hidratantes para a pele. Com a frequente utilização do método, os pêlos tendem a ficar mais fracos e o processo menos doloroso.

Cera fria

Um dos métodos mais fáceis de se livrar dos pêlos. Aplique a cera sobre um papel celofane e coloque sobre a região desejada, podendo utilizar o mesmo papel várias vezes. É mais doloroso e higiênico. O resultado dura até 30 dias e é indicado para peles sensíveis ao calor.

Linha

Com uma linha de algodão, seda ou poliéster os pêlos são retirados individualmente. Não causa alergias ou irritações, porém é demorado. Seus resultados podem durar até um mês.

Tipos de depilação permanentes

 

Não conviver com os indesejáveis pelinhos é possível, porém depende de um maior investimento de tempo e dinheiro. Mas, se esse é o seu objetivo, escolha um dos métodos e dê adeus aos cabelinhos para sempre.

Laser

 

É um dos tipos de depilação  que destrói a estrutura capaz de produzir novos pêlos. Para isso, é necessário de oito a 10 sessões e manutenção anual. Elimina até 80% dos fios, mas a desvantagem é ser dolorosa e cara.

Fotodepilação

É semelhante ao laser, entretanto destrói o pêlo mais devagar e danifica menos a pele. É ideal para qualquer tom de pele e elimina até 95% dos fios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!