Clínica Geral

Bolsas de mulheres tem mais bactérias do que sanitários públicos

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

bolsa

De acordo com um estudo recente, as bolsas de mulheres contêm mais bactérias do que assentos sanitários públicos. O que é mais importante para uma mulher do que sua bolsa? Muitas vezes amontoados, telefone, chave, carteira, ela carrega muitos objetos mais ou menos essenciais. Mas também poderia abrigar um verdadeiro pequeno mundo de bactérias! Isto é o que um estudo inicial sugere.

De fato, estes estudos mostram que uma bolsa de mulher poderia esconder um grande número de bactérias. Estes microrganismos seriam tantos quantos os encontrados em vasos sanitários públicos, relata o estudo.

Ainda mais preocupante: um entre cada cinco bolsas pode conter bactérias suficientes para constituir um risco para a saúde humana. Em maiores detalhes, os investigadores estudaram quais os objetos em uma bolsa foram os mais contaminados por bactérias. E, talvez, paradoxalmente, é o creme para mãos que algumas pessoas costumam carregar nas bolsas que está em primeiro lugar, seguido por cosméticos, batom e rímel.

Soluções simples como bolsas de couro também estão em maior risco do que os outros, porque eles têm um ambiente de desenvolvimento ideal para as bactérias e raramente são lavadas. “As bolsas entram em contato com as nossas mãos e uma variedade de superfícies, de modo que o risco de transferir diferentes germes é bastante alto, especialmente para as pequenas bolsas laváveis”, disse Peter Barratt, gerente técnico da Higiene inicial citado pelo Daily Mail. “E uma vez que esses germes estão em nossas bolsas, eles podem ser facilmente transferidos através das nossas mãos em outras superfícies. Lavagem regular das mãos é essencial para evitar a presença de bactérias em primeiro lugar e uma limpeza completa das bolsas é recomendada para evitar a contaminação “, acrescenta. Soluções para este problema são, portanto, muito simples. Basta lembrar de limpar regularmente a bolsa, tanto dentro como fora, sem esquecer os objetos dentro dela, usando lenços desinfectatntes. Também é aconselhável evitar deixar a bolsa no chão.

Fonte: yahoo.fr