Clínica Geral

Home care: conheça as vantagens e desvantagens dessa opção

Por Redação Doutíssima 14/07/2015

Quando se fala em tratamento constante de doenças, a hospitalização é a primeira alternativa que surge como ideia. Mas em alguns casos, o home care – o cuidado do paciente em casa – pode trazer benefícios para a saúde do indivíduo.

 

De acordo com Carine Lima Lagemann, enfermeira assistencial e aluna de especialização em enfermagem oncológica, o home care pode ser recomendado para pacientes em qualquer idade que se encontram clinicamente estáveis, mas que precisam de cuidados de profissionais da saúde.

home care

O cuidado do enfermo em casa facilita a recuperação e a volta à rotina normal. Foto: iStock, Getty Images

Ela ressalta que esse tipo de “internação” é bastante usado em casos de doenças crônicas ou idosos.

 

A importância de abordar a qualidade de vida de alguém que está doente se torna ainda mais relevante no dia 14 de julho, já que é o dia nacional do enfermo. A data é uma homenagem a São Camilo de Lellis, um religioso italiano considerado o protetor das pessoas enfermas e dos hospitais.

 

Vantagens do home care

Segundo a enfermeira, uma das principais vantagens é a de manter o paciente na própria casa, perto dos familiares, o que facilita na recuperação e no retorno à rotina normal. “Ele tem mais privacidade e autonomia em casa do que no hospital”, adiciona.

Outra vantagem é que o cuidado em casa evita a longa permanência no hospital, diminuindo muito os riscos de contrair uma  infecção hospitalar.

De um ponto de vista mais amplo, a internação doméstica deixa desocupados os leitos dos hospitais, que ficam disponíveis para o tratamento de pacientes com doenças graves.

Lado menos vantajoso do home care

Assim como tem vantagens no tratamento de enfermos, o home care também tem seu lado menos vantajoso. Carine enfatiza que o principal lado negativo do acompanhamento do enfermo em casa é a falta de suporte da aparelhagem que o hospital oferece.

Junto a isso, a falta de profissionais capacitados para os cuidados também é uma questão relevante.

Outra desvantagem é o atendimento em caso de uma situação de urgência. Os hospitais estão preparados para ocasiões como essa, enquanto em casa o cuidado necessário de emergência pode não ser imediato.

Por isso, a enfermeira reforça que o home care só é indicado em casos de enfermos estáveis, com chances pequenas de um acontecimento emergencial.

Antes de optar pelo cuidado em casa

Carine acredita que a opção do cuidado domiciliar é bem aceito entre os profissionais da saúde atualmente. Ela informa que há empresas especializadas nesse tipo de serviço, mas que antes de contratá-las é preciso de orientação.

“É necessário ter algum enfermeiro responsável que oriente as principais rotinas de cuidados de acordo com a necessidade do paciente”, afirma. Ela ainda recomenda que seja eleito um cuidador dentro da família, a pessoa que será responsável por acompanhar as atividades diárias do enfermo, como alimentação e banho.

“O principal cuidado ao optar pelo home care é que os profissionais que se envolvam com o paciente façam sua parte de maneira correta, com técnicas adequadas, oferecendo um suporte similar ao do hospital”, diz.

A enfermeira finaliza com a orientação de que a escolha de profissionais capacitados é de extrema importância em casos internação doméstica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!