Clínica Geral

Você sabe o que é enxaqueca? Conheça os tratamentos contra a pior dor de cabeça

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Você provavelmente já ouviu alguém reclamar de enxaqueca. Mas você sabe o que é enxaqueca? Como diferenciar aquela dorzinha chata de cabeça da enxaqueca? Descubra o que é enxaqueca e saiba quais são os melhores tratamentos.

o que é enxaqueca

 

O que é enxaqueca? Conheça os sintomas

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça). Ela se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito. A duração da crise varia de quatro a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças. Segundo o Ministério da Saúde, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens têm enxaqueca.

A condição é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres. A doença ocorre em 3 a 10% das crianças, afetando igualmente ambos os gêneros antes da puberdade, mas com predomínio no sexo feminino após essa fase.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 64% do total desses pacientes apresentaram enxaqueca sem aura, 18% com aura (enxaqueca precedida de sintomas visuais ou sensitivos como visão borrada e formigamentos no corpo) e 13% com e sem aura. Os restantes 5% apresentaram aura sem cefaleia.

O que é enxaqueca? Tratamentos possíveis

O tratamento natural para enxaqueca pode ser feito com chás de plantas medicinais como artemísia (Tanacetum parthenium L.), e extratos das folhas de gingko biloba.

o que é enxaquecaA acupuntura também é uma ótima aliada no tratamento para enxaquecas, pois não possui efeitos secundários, como os tratamentos convencionais à base de anti-inflamatórios e analgésicos. Na acupuntura o corpo é visto como um todo e cabe ao terapeuta descobrir quais são os bloqueios energéticos que estão originando esta enxaqueca. Muitas vezes o problema está na cervical e no fígado e, por isso, estas zonas deverão ser tratadas ao mesmo tempo.

O tratamento para enxaqueca com aura pode ser feito com medicamentos receitados pelo neurologista e através da prevenção das crises adotando hábitos como alimentar-se dando preferência a alimentos naturais e evitando os industrializados, beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitando o estresse.

Outra opção de tratamento é a fisioterapia. Mais precisamente, a miofasciaterapia, técnica trazida para no Brasil na década de 1990 pelo Dr. Heráclito Fernando Gurgel, na qual o terapeuta aplica uma determinada tensão com suas mãos em alguns músculos chaves, promove uma diminuição da tensão nestas fascias musculares (camadas que revestem os grupos musculares) através da desativação dos pontos de tensão, os chamados “Triggers Points”. Com a desativação os músculos promovem uma diminuição de seu tônus (tensão) de base, reposicionando as estruturas onde estes tem sua origem ou inserção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais: