Exercícios > Fitness

Abdômen definido pode ajudar a evitar problemas cardíacos

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

Ficar com  abdômen definido é o desejo de muitas brasileiras. Contudo, de acordo a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), o sedentarismo é maior entre as mulheres do que nos homens, com 50,4% contra 41,2%. Embora não exista uma fórmula ideal para alcançar a boa forma física, movimentar o corpo é o primeiro passo para atingi-la.

Exercício para ter o abdômen definido

Quer diminuir a circunferência da barriga? O preparador físico Vinícius Possebon explica que a perda de gordura abdominal não depende apenas da realização de exercícios físicos, mas da disponibilidade de células localizadas na região que atuam como receptores beta adrenérgicos e também de fatores genéticos.

Possebon, dá dicas de quais exercícios podem ajudar a deixar o abdômen definido e como realizá-los:

Movimento burpees

Coloque as mãos no chão, na frente do corpo, e chute. O tempo de execução é de 20 segundos. Faça repetições.

Movimento canivete

Deite no chão com os braços e pernas estendidos para fazer o movimento de canivete, aproximando as mãos dos pés. O tempo de execução é de 20 segundos e o de descanso também. Essa série deve ser repetida 10 vezes.

90 minutos.

Os riscos da gordura abdominal

Você sabe qual é a circunferência da sua cintura? Para as mulheres, esse tamanho não deve ultrapassar 80 centímetros e 94 centímetros para os homens. Pessoas com medidas maiores que essas já estão com mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do Hospital do Coração, alerta que os problemas cardiovasculares são causados predominantemente pela gordura localizada na região abdominal, que contém células que produzem substâncias inflamatórias que se alojam, facilmente, nos vasos sanguíneos.

“As placas de gordura que se formam, obstruem a passagem do sangue, o que pode causar infartos e derrames”, explica o médico. O cardiologista ainda orienta que as pessoas fiquem atentas aos seus hábitos alimentares, dando preferência a alimentos que não tem gordura trans e saturadas.

Abdômen

Você também pode conquistar um abdômen definido. Foto: iStock, Getty Images

Muay thai e crosscore: s segredos de Fê Souza

Você pode até não lembrar da atriz Fernanda Souza quando ela atuou na versão brasileira da novela Chiquititas, mas com certeza já a viu apresentando o The Voice Brasil, da emissora Rede Globo.

Para manter a boa forma que ela tem hoje, a atriz investe em muay thai e crosscore, mas sem deixar a musculação e o treino funcional de lado, que é praticado na praia Barra da Tijuca, n Rio de Janeiro.

Se você não conhece o crosscore, saiba que é um aparelho em que a pessoa usa o peso do próprio corpo para trabalhar os músculos. Apesar de ser parecido com o TRX, são exercícios diferentes.

O muay thai, por sinal, tem conquistado cada vez mais adeptas e celebridades, como Sabrina Sato, Carolina Dieckmann e Fernanda Paes Leme, que investem em treinos que duram entre 60 e

E você, o que faz para manter  abdômen definido? Conte nos comentários!