Exercícios

Saiba como perder gordura na barriga e ter um abdômen definido

Por Redação Doutíssima 11/07/2015

Conquistar aquele abdômen definido é o sonho de muitos ao começarem alguma dieta ou rotina de exercícios. No entanto, para definir essa área do corpo, é preciso explorá-la e trabalhá-la de uma maneira muito específica.

Importância dos exercícios para o abdômen definido

“Para ter o abdômen definido e ganhar aquela aparência mais rígida e sarada, o aluno deve fazer os exercícios específicos totalmente focados para o fortalecimento da musculatura abdominal (reto, inferior e oblíquo)”, explica o educador físico e test trainer César Ribeiro.

abdomen definido

Alimentação saudável e treino de musculação são importantes para definir abdômen. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com Ribeiro, o músculo abdominal é como qualquer outro e precisa de estímulos musculares e de contração muscular. “Conforme o grau de condicionamento físico da pessoa, você pode inserir o peso e o elástico para deixar o nível de dificuldade ainda maior e, com isso, aumentar a contração muscular”, comenta.

Além dos exercícios específicos para conquistar o abdômen definido, é importante que o aluno realize exercícios aeróbicos como esteira, escada, caminhada, corrida de rua, entre outros. “É fundamental também que a pessoa faça uma variação entre os exercícios para não ter sempre o mesmo estímulo”, diz Ribeiro.

Conforme um estudo realizado no Centro Médico da Universidade de Duke, Estados Unidos, os exercícios aeróbicos são importantes para o processo de perda de gordura corporal, incluindo aqui a gordura abdominal.

 

Dicas para conquistar o abdômen definido

Preste atenção em algumas dicas apresentadas pelo preparador físico para garantir o alcance da tão sonhada definição abdominal.

1. Alimentação parceira

Quando você procura um abdômen definido, e também a definição de todo o corpo, é preciso baixar o carboidrato e manter o nível de proteína. “É importante que o aluno faça uma dieta ciclada, deixando o nível de carboidrato mais baixo e a proteína com nível um pouco mais alto”, afirma Ribeiro.

Outro item essencial é ingerir bastante água durante os exercícios aeróbicos, pois ela faz a função da diurese e joga a água para fora da célula.

“Com isso, o músculo do abdômen fica mais proeminente e com maior definição”, ensina o test trainer. Os tipos de alimento que agem como parceiros na busca pelo abdômen definido são as proteínas. Ribeiro cita os shakes protéicos, o B.C.A.A, a carne branca (frango e peixe), a carne vermelha cozida, legumes cozidos e a batata doce.

2. Frequência do treino

O treino para conquistar o abdômen dos sonhos não deve ultrapassar os três dias na semana. De acordo com Ribeiro, é preciso de um dia de descanso entre um e outro.

3. A importância da musculação

É fundamental que você exerça uma atividade que lhe dê prazer na busca pela definição do abdômen. Mas é fundamental que você se dedique a um treino de musculação. E qual o motivo de ele ser tão importante?

Segundo Ribeiro, o ato de contrair o abdômen usando o peso e o elástico é uma forma de estimular a definição dos músculos do abdômen da mesma forma como você estimula o peito e o bíceps.  Com isso, você dá tônus muscular para o abdômen.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!