Dieta

Dieta da sopa: aposta para perder peso rápido

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

Adotar a dieta da sopa para emagrecer é um ótimo método. Muitas sopas têm baixas calorias e são ricas em vitaminas e proteínas, e por isso promovem a rápida perda de peso.

A dieta da sopa é uma ótima alternativa para agregar alimentos nutritivos consumidos com moderação – a sopa não deve ser tudo o que você está ingerindo.

Especialistas indicam que algumas dietas da moda que envolvem tomar sopa, como uma forma drástica para perder peso rapidamente, são inseguras e insustentáveis.

dieta da sopa

Sopa pode ser usada junto com alimentação saudável na busca pela perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a chef de cozinha britânica Nicole Pisani e a editora do site Flat Tummy Club Kate Adams, autoras do livro Magic Soup: Food for health and happiness, a sopa é capaz de emagrecer de uma maneira saudável.

Em uma entrevista ao site do jornal The Huffington Post UK, elas revelaram os segredos de como esse método é uma forma viável de emagrecimento.

Mágica da dieta da sopa

Segundo as autoras, a ideia do livro foi demonstrar que a perda de peso pode ser simples, deliciosa e integrada a um estilo de vida saudável, ao invés de fazer uma dieta por algumas semanas e depois voltar aos velhos hábitos.

Para elas, ao comer uma boa tigela de sopa, a pessoa se sente bem e mais saudável. Essa foi a ideia que as levou a repensar a dieta da sopa e escrever o livro, que traz uma série de dicas saudáveis, que vão além do consumo de apenas uma única receita.

Como funciona

Além de várias receitas de sopa, o início do livro dá ao leitor todas as informações para comer de forma saudável durante todo o dia. Então, tudo o que é preciso fazer é trocar uma de suas refeições, seja o almoço ou o jantar, por uma deliciosa sopa caseira.

Com o método da dieta da sopa, uma pessoa pode perder até um quilo de gordura por semana – o restante do peso eventualmente perdido ocorre devido a troca de alimentos gordurosos, com excesso de açúcar e processados, por alimentos naturais, integrais e a ingestão de água e chá de ervas.

Isso evita a retenção de água pelo organismo. Seguindo a dieta, uma das autoras do livro, Kate Adams, perdeu três quilos em sete dias.

Como seguir a dieta da sopa

A publicação britânica revela algumas dicas contidas no livro para manter esse tipo de alimentação. Você deve incorporar um planejamento para um estilo de vida saudável, e isso significa adicionar legumes frescos à rotina e procurar novas especiarias interessantes para experimentar.

Para quem está iniciando, o mais indicado é preparar uma grande receita de sopa no final de semana e, em seguida, ir consumindo conforme a necessidade.

Método pode ser usado a longo prazo

Segundo as autoras do livro Magic Soup, o método da dieta da sopa pode ser usado como parte de um plano de perda de peso saudável a longo prazo porque muda sua mentalidade sobre a maneira de comer, cozinhar e viver.

Elas complementam, referindo que muitas vezes promovemos um choque de temperatura em nosso organismo comendo uma salada crua ou um suco detox, quando na realidade nossa digestão precisa de calor.

A sopa pode cumprir muito bem esse papel, já que tem uma fácil digestão, fazendo uma real diferença a longo prazo.