Dieta

Veja como curtir a ceia natalina sem colocar o pé na jaca

Por Redação Fortíssima 14/12/2015

O verão se aproxima, e com ele a corrida para deixar o corpo em dia fica cada vez mais acirrada. Entretanto, as ceias de Natal e Ano Novo podem ser uma tentação para quem está dieta. Você até tenta não enfiar o pé na jaca, mas às vezes parece impossível resistir a tantas delícias.

Veja como manter a linha diante das guloseimas e como fazer escolhas saudáveis para as refeições.

pé na jaca istock getty images doutíssima

É preciso força de vontade para manter a linha diante das guloseimas de final de ano. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para não colocar o pé na jaca

A nutricionista Adriana Pittelkow orienta não ficar muito tempo sentado à mesa principal. As fartas opções ficam ali expostas para serem petiscadas e são um perigo, pois o desconcentra da quantidade que está comendo.

“Escolha um lugar estratégico para se sentar, preferencialmente longe das mesas de petiscos e direcione-se à mesa apenas para servir seu prato”, destaca.

A profissional orienta a preferência por suco de frutas natural ao invés do refrigerante para reduzir o percentual de açúcar. O mesmo serve para a gordura. Por exemplo, opte pelo peito do peru, que é nutricionalmente mais interessante que as demais opções de carnes vermelhas, segundo Adriana.

“Comer demais pode causar azia ou até mesmo uma dificuldade de respiração, que pode desencadear um aumento da frequência cardíaca. E dentre os sintomas clássicos temos a indigestão, diarreia, constipação, enjoo e vômitos”, alerta.

Veja a seguir 5 dicas para manter a alimentação correta no fim do ano.

1.Saiba quando parar

Em época de festas, é normal ingerir além do necessário por causa da variedade de pratos. Controle-se e coma por fome, e não gula. Não precisa colocar no prato todos os alimentos da ceia. Pegue apenas o que tem mais vontade e em porções pequenas.

  1. Saboreie os alimentos

A nutricionista indica comer com calma e mastigar bem os alimentos. Evite fazer qualquer outra atividade durante as refeições, como ver televisão, para não deixar de prestar atenção no momento em que ficou satisfeito.

  1. Meça as quantidades

Para não colocar o pé na jaca durante a ceia, Adriana aconselha a fazer pequenos lanches ao longo do dia. “Quando você fica de estômago vazio por muito tempo, a fome aumenta e, na hora da refeição, você demora mais para se sentir satisfeito”, pondera.

  1. Faça pequenas entradas

A profissional afirma que o ideal é começar pelos legumes e saladas, para saciar parte da fome com alimentos de menor caloria.

  1. Pratique exercícios físicos

Adriana lembra que os exercícios não devem entrar de férias junto com você. “Não é porque as festas de fim de ano chegaram que você pode abandonar suas atividades regulares. Aproveite o calor e vá malhar”, ressalta.

Como manter o foco

A nutricionista afirma que é importante lembrar que se você adotou uma rotina de alimentação saudável durante o ano, não deve se cobrar tanto com alguns deslizes. “O segredo é alimentar-se bem durante os dias que antecedem as festas, já que com o corpo nutrido você corre menos risco de exagerar em apenas uma ocasião”, garante.

Além disso, a profissional aponta opções do cardápio natalino que não são tão nocivos, desde que sejam consumidos com moderação. São as carnes de aves, como peru, frango, chester, saladas, peixes, frutas da estação e frutas secas, além das sementes, como nozes e castanhas.

Veja abaixo como transformar a típica farofa natalina em uma opção mais saudável.

Receita de farofa funcional

Ingredientes:

– 200 g de farinha de mandioca

– 200 g de gergelim torrado

– 100 g de castanha do Pará

– 50 g de chia

– 50 g de linhaça

– 1colher de sobremesa de açafrão em pó

– Uvas passas

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Reserve. Em uma panela refogue rapidamente uma cebola com manteiga clarificada e acrescente a farinha. Acrescente a uva passas e sirva.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!