Dieta > Nutrição

Será que a dieta Dukan é prejudical à saúde? Nutricionista responde!

Por Francine Costanti 28/10/2019

A perda de peso depende de algumas mudanças no dia a dia, como a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas e um novo modo de enxergar a alimentação. Mesmo assim, muitas pessoas ainda procuram por soluções rápidas de emagrecimento. Um dos métodos mais famosos, a dieta Dukan – criado pelo francês Pierre Dukan – ainda gera polêmica por ser muito restritiva, já que exclui o consumo de carboidratos. 

Para tirar suas dúvidas sobre a polêmica dieta, conversamos com a Dra. Geovanna Barreto, nutricionista da Clínica NutriCilla, que aponta seus malefícios e conta qual é a melhor opção para perder peso de forma saudável. 

A dieta Dukan visa uma redução brusca de alimentos fontes de carboidrato. Foto: iStock

Fortíssima: É possível emagrecer com saúde fazendo a dieta Dukan?

Dra. Geovanna Barreto: A dieta Dukan é aquela que visa uma redução brusca de alimentos fontes de carboidrato, o que pode levar à perda da massa muscular e consequente redução do metabolismo basal, dificultando a perda de peso de fato. Além disso, faz a privação de nutrientes essenciais para o dia a dia.

Toda mudança no comportamento alimentar deve ser acompanhada por um profissional nutricionista, que vai avaliar o melhor método para chegar ao objetivo. Se o objetivo for a perda de peso, é preciso que o especialista peça ao paciente alguns exames laboratoriais para verificar se há necessidade de uma suplementação de vitaminas e se existem outros fatores que comprometem a saúde do paciente.

Cada indivíduo é único com suas necessidades fisiológicas e metabólicas, por isso é preciso adaptar um protocolo para cada pessoa. A dieta Dukan faz a exclusão de alguns grupos alimentares e o ideal não é realizar a exclusão e, sim a mudança do comportamento alimentar.

Faz mal comer apenas proteína por um período?

Consumir somente proteína pode ser prejudicial, sim, uma vez que o hábito pode causar desconforto gástrico e levar à modificação no perfil lipídico, além de ser uma dieta que apresenta quantidades reduzidas de fibras – o que pode gerar disbiose intestinal (desequilíbrio que reduz a absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas). 

Uma dieta saudável é aquela que visa a diversificação dos alimentos e não utiliza uma fonte alimentar isolada. Toda alimentação deve ser balanceada, ter qualidade, harmonia, adequação  e quantidade suficiente para a atender as necessidades de cada organismo.

Conheça os tipos de pão mais saudáveis para manter na dieta

Posso sentir fraqueza e tonturas durante a Dukan?

Sim, com toda certeza! Isso acontece porque há exclusão da principal fonte de energia: o carboidrato. Assim o organismo busca outro mecanismo para gerar energia: a oxidação de gorduras. Mas esta via metabólica gera corpos cetônicos, uma substância volátil que causa fadiga intensa, náuseas, dor abdominal, vômitos, mau hálito. 

Além disso, dietas restritivas como a Dukan podem fazer a pessoa emagrecer muito rápido, mas também engordar tudo o que emagreceu de forma igualmente rápida. Por isso é importante a mudança no estilo de vida e não cortar alimentos de uma vez só. 

Posso fazer o uso de vitaminas durante a dieta?

Para adotar qualquer uso de vitaminas é necessário fazer uma consulta com seu médico, que pedirá um exame bioquímico para diagnosticar se há risco ou deficiência de algum nutriente no organismo. Se o indivíduo está seguindo a dieta Dukan, provavelmente vai apresentar carência nutricional em algum período, já que ela é muito restritiva.

A dieta Dukan pode causar problemas tardios de saúde?

Não é interessante a realização de dietas restritivas, pois estressam o organismo e inevitavelmente geram efeitos colaterais, entre eles a cetose (produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose no sangue), desidratação, náuseas, fraqueza, aumento do ácido úrico, modificação do perfil lipídico. O problema pode ser intensificado em indivíduos que apresentam predisposição ou têm lesão renal.

Ainda existem quadros de intestino preso em pessoas que seguem a Dukan, pois essa dieta apresenta quantidade baixa de fibras e quantidade elevada de proteínas, favorecendo a constipação intestinal principalmente nos primeiros dias.

Dieta para secar exige cuidados específicos. Saiba mais sobre o método

Qual é a maneira correta para perder peso com saúde?

A perda de peso de forma qualitativa deve ser feita a partir da modificação no comportamento alimentar, algo que requer planejamento e reeducação. Alguns alimentos devem ser introduzidos ou reduzidos aos poucos. 

Uma dieta balanceada não deve ser monótona e, sim, com um cardápio variado e não excluir nenhum grupo alimentar. É importante lembrar que a pessoa deve aliar a alimentação saudável à prática de atividade física para que haja a estabilização do peso a longo prazo. 

Antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação, é importante que você procure um especialista de sua confiança para orientações específicas, pois cada pessoa é diferente e precisa adotar hábitos saudáveis de acordo com o seu organismo e biotipo.